Browsing by Author "Roque, Pedro Manuel Reis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A relevância do Marketing Interno na satisfação e desempenho profissionalPublication . Roque, Pedro Manuel Reis; Abreu, RicardoAtravés da realização do meu estágio integrado no mestrado na empresa Odgers Berndtson, tive a perceção que as pessoas formavam grupos dentro do escritório, e que não havia muita comunicação entre esses mesmos grupos. A empresa passava por um processo de fusão e aquisição com outra empresa designada por Ray.BBDM. As minhas funções neste estágio para além de trabalhar muito nas redes sociais da empresa, também ajudei na preparação e implementação de atividades para os colaboradores, de forma a trabalhar um pouco o marketing interno e o envolvimento dos mesmos. É com esta perceção que me vou focar para a elaboração do meu estudo, com o objetivo de perceber a relevância do marketing interno na satisfação e desempenho profissional. Para análise teremos como variáveis independentes: a visão comunicante, o desenvolvimento do pessoal e a recompensa do pessoal, variáveis que representam as práticas de marketing interno, depois como variável mediadora teremos a satisfação profissional e por fim, como variável dependente teremos o desempenho profissional, com o intuito de dar resposta à questão principal “Será que a satisfação poderá aumentar a relação das práticas de marketing interno com o desempenho profissional?”. Este estudo teve numa primeira fase um caráter quantitativo através de um questionário por amostra de conveniência, e que posteriormente foi analisado através do SPSS (Software de análise estatística). Através de uma adaptação das variáveis, os resultados do estudo demonstram que recompensar os colaboradores tem um impacto positivo no seu desempenho no trabalho, além disso, a satisfação profissional foi verificada como um mediador significativo na relação entre a visão comunicante e o desempenho profissional, ou seja, conseguimos perceber que quando os colaboradores se sentem satisfeitos com a sua função, com o ambiente no trabalho e com a visão da empresa, eles tendem a ter um melhor desempenho.