Browsing by Author "Romão, José"
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- Centrais de produção de betão na Força Aérea: desafios e oportunidades de otimização desta capacidadePublication . Romão, JoséO presente estudo de caso versa as centrais de produção de betão na Força Aérea, tendo por objetivo definir modalidades de ação para a otimização desta capacidade. Foram caracterizados os trabalhos de pavimentação efetuados pela Repartição de Engenharia de Aeródromos desde a sua criação, perfazendo nove anos de dados, até a atualidade, com o que se procurou definir tipologias de obra, quanto à sua dimensão e volumetria. A relação destes trabalhos com os trens de pavimentação e as centrais de produção de betão que os alimentam permitiram estipular os requisitos que uma central deve cumprir para complementar estes equipamentos, constituindo um sistema que se complementa. As duas centrais existentes, uma de produção de betão de cimento outra de betão betuminoso, garantem o betão para os trabalhos de pavimentação rodoviária e aeronáutica, sendo que ainda se pode recorrer à aquisição de betão ou betuminoso no mercado. Procurou definir-se qual a modalidade de ação economicamente mais vantajosa em função da quantidade de material a aplicar, para cada uma das centrais. Determinou-se a quantidade produzida a partir da qual o investimento de reparação ou remodelação fica amortizado. No âmbito deste estudo foram também realizados questionários aos elementos que trabalham nesta área especifica, de modo a identificar perceções e recolher dados que auxiliem na determinação das modalidades de ação a adotar, para alcançar a otimização desta capacidade na Força Aérea. Abstract: The present case study deals with concrete production plants in the Air Force, with the objective of defining action modalities for the optimization of this capacity. Paving works carried out by the Aerodrome Engineering Department were characterized since its creation, totaling nine years of data, up to the present day, with the aim of defining types of work, in terms of their dimension and volume. The relationship of these works with the paving trains and the concrete production plants that feed them allowed to stipulate the requirements that a plant must fulfill to complement this equipment, constituting a complementary system. The two existing plants, one for the production of cement concrete and the other for bituminous concrete, guarantee the concrete for road and aeronautical paving work, with the alternative possibility of purchasing concrete or bituminous in the market. It sought to define which type of action is economically most advantageous depending on the amount of material to be applied, for each of the plants. The amount of production needed to determine the quantity from which the repair or remodeling investment is amortized was determined in this study. Within the scope of this study, questionnaires were also carried out to the elements that work in this specific area, in order to identify perceptions and collect data that assist in determining the action modalities to be adopted, to achieve the optimization of this capacity in the Air Force.
- Definição dos Processos Associados às Operações do Comando Operacional da Força AéreaPublication . Romão, JoséO objectivo deste trabalho de investigação individual é de equacionar se é possível a implementação do conceito de “Business Process Reengineering” aos processos associados às operações do Comando Operacional da Força Aérea (COFA). A pertinência deste trabalho deve-se à implementação das normas ISO 9000:2000 e ISO 9001:2000 pela Força Aérea portuguesa (FAP), sendo o conceito de “Business Process Engineering” um método para atingir as metas constantes das normas mencionadas, podendo no entanto, através do conceito de “Business Process Reengineering” ser essa aplicabilidade mais abrangente. Pretende-se assim investigar as mais-valias numa eventual implementação desse conceito para o COFA e conseguinte para a FAP. Apresenta-se sucintamente uma caracterização da missão, estrutura e organização do COFA procedendo-se ao levantamento dos macro-processos e processos formais, explícitos e implícitos, na organização actual do COFA. De seguida, através da análise das relações desses macro-processos e processos verifica-se se existe espaço para optimizações e se a estrutura actual é a indicada para fazer face às alterações necessárias para se obter os resultados pretendidos. Através da definição de métricas e indicadores, aplicando-os à amostra dos processos mapeados transfuncionalmente, é possível verificar que o conceito de “Business Process Engineering” permite uma melhoria dos processos actualmente existentes. Assim, através da comparação desse conceito com o de “Business Process Reengineering”, é possível alargar o campo de aplicação e antever os benefícios daí inerentes. Conclui-se assim que é possível aplicar o conceito de “Business Process Reengineering” ao COFA e FAP com suas vantagens associadas obrigando no entanto um compromisso sério e unívoco por quem de direito em prosseguir assim a via para a excelência. Apresentam-se no final algumas recomendações para dar utilidade às conclusões deste trabalho de investigação. Abstract: The purpose of this individual research document is to equate whether it is possible to implement the concept of “Business Process Reengineering” to the processes associated within the operations of the Air Force Operational Center. The pertinence of this document lies in the implementation of the ISO 9000:2000 and ISO 9001:2000 norms by the Portuguese Air Force (FAP), considering the concept of “Business Process Engineering” a method to achieve the goals included in the above-mentioned norms, although that applicability may be more comprehensive through the concept of “Business Process Reengineering”. Thus it is intended to research the benefits of a possible implementation of that concept to the COFA and, consequently to the whole FAP. A characterization of the COFA mission, structure and organization is briefly presented, including the listing of the formal macro-processes and processes, both explicit and implicit, in the current organization of COFA. The next step is to check, by analyzing the relations between those macro-processes and processes, whether there is room for optimizations and whether the current structure is appropriate to deal with the changes needed to achieve the intended results. Through the definition of metrics and indicators and by applying them to the sample of cross-functional process maps, it is possible to check that the concept of “Business Process Engineering” allows an improvement of the existing processes. Thus, through the comparison of that concept and the concept of “Business Process Reengineering”, it is possible to broaden the field of application and to foresee the inherent benefits. It is thereby concluded that it is possible to apply the concept of “Business Process Reengineering” to the COFA and FAP with its associated advantages, which requires, nonetheless a serious and unmistakable commitment by the higher echelons to pursue in the direction of excellence. The research ends with the presentation of some recommendations towards the usefulness of its conclusions.