Browsing by Author "Rodrigues, Raquel"
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- Beach sand and the potential for infectious disease transmission: observations and recommendationsPublication . Solo-Gabriele, Helena M.; Harwood, Valerie J.; Kay, David; Fujioka, Roger S.; Sadowsky, Michael J.; Whitman, Richard L.; Wither, Andrew; Caniça, Manuela; Fonseca, Rita Carvalho da; Duarte, Aida; Edge, Thomas A.; Gargaté, Maria J.; Gunde-Cimerman, Nina; Hagen, Ferry; McLellan, Sandra L.; Silva, Alexandra Nogueira da; Babič, Monika Novak; Prada, Susana; Rodrigues, Raquel; Romão, Daniela; Sabino, Raquel; Samson, Robert A.; Segal, Esther; Staley, Christopher; Taylor, Huw D.; Veríssimo, Cristina; Viegas, Carla; Barroso, Helena; Brandão, João C."Recent studies suggest that sand can serve as a vehicle for exposure of humans to pathogens at beach sites, resulting in increased health risks. Sampling for microorganisms in sand should therefore be considered for inclusion in regulatory programmes aimed at protecting recreational beach users from infectious disease. Here, we review the literature on pathogen levels in beach sand, and their potential for affecting human health. In an effort to provide specific recommendations for sand sampling programmes, we outline published guidelines for beach monitoring programmes, which are currently focused exclusively on measuring microbial levels in water. We also provide background on spatial distribution and temporal characteristics of microbes in sand, as these factors influence sampling programmes. First steps toward establishing a sand sampling programme include identifying appropriate beach sites and use of initial sanitary assessments to refine site selection. A tiered approach is recommended for monitoring. This approach would include the analysis of samples from many sites for faecal indicator organisms and other conventional analytes, while testing for specific pathogens and unconventional indicators is reserved for high-risk sites. Given the diversity of microbes found in sand, studies are urgently needed to identify the most significant aetiological agent of disease and to relate microbial measurements in sand to human health risk."
- Ensino das Ciências com recurso a atividades práticas no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Raquel; Varandas, AnaA presente investigação decorreu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Tentou-se perceber se seria possível partir-se de uma visita de estudo, tornando esse processo numa aprendizagem significativa e quais as potencialidades da metodologia Inquiry Based Learning (IBL) no ensino e aprendizagem das ciências. A metodologia utilizada foi a investigação-ação e contou como participantes com os alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como com a docente titular e a professora-investigadora. Considera-se que os resultados obtidos foram bastante positivos uma vez que foi utilizada a metodologia IBL o que, por sua vez, direcionou os alunos para o centro do processo e, deste modo, conduziu a uma aprendizagem significativa, com uma motivação acrescida. Partiu-se de uma visita de estudo e as seguintes etapas foram fulcrais para a avaliação final que conduziu à construção espontânea de um jogo feito pela turma.
- ENVELHECIMENTO ATIVO E CIDADE AMIGA DAS PESSOAS IDOSASPublication . Rodrigues, Raquel; Martins, EliseteEste estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a temática do envelhecimento ativo e da urbanização, pela sua pertinência de utilidade pública e social. Através de uma revisão bibliográfica, tem por base o projeto Cidade Amiga das Pessoas Idosas desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde em 2007. Este surgiu da necessidade em proporcionar ferramentas que promovam uma orientação de esforços e políticas no sentido de criar condições que promovam um envelhecimento activo, através da promoção da saúde, segurança e participação em atividades significativas, adaptando para isso serviços e estruturas de modo a que sejam acessíveis e inclusos, adequados às diversas capacidades e necessidades das pessoas idosas. Como resultado, a Organização Mundial de Saúde criou um guia, identificando características do ambiente urbano propícias a um envelhecimento ativo e com saúde: espaços abertos e prédios, transporte, moradia, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação e, por último, apoio comunitário e serviços de saúde.