Browsing by Author "Rodrigues, Darlene Coêlho"
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- AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: As práticas metodológicas da Educação no Ensino Fundamental I no Município de Alcântara Maranhão – BrasilPublication . Rodrigues, Darlene CoêlhoHoje em dia, a prática da escrita e da leitura é avaliada como essencial para a relação do sujeito no contexto social. Contudo, esta obrigação característica dos anos iniciais de escolaridade, encobre-se de uma certa complexidade, existindo um significativo número de crianças que não alcançam a compreensão correspondente da atividade e, consequentemente, responder às exigências que a Escola exige com relação á aprendizagem. É comum que nos anos iniciais da Educação Fundamental, distinguirmos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem neste campo, conservando toda a sua trajetória escolar. Constatando, assim, que no percurso do exercício pedagógico de professores, a aprendizagem da escrita e da leitura é um tema que levanta um enorme interesse e que provoca a necessidade de indagação contínua, numa ação constante de atualização pedagógica e científica. Assim sendo, durante essa aprendizagem, as estratégias empregadas pelo professor necessitam ser muito bem planejadas, bem como na execução dessas ideias. Deste modo, quando se escolhe uma estratégia de ensino, deve-se ponderar se ela é apropriada para desenvolver o conteúdo, conseguindo alcançar de maneira efetiva os alunos em sala de aula. Assim, esse trabalho dissertativo de Mestrado em Educação tem objetivo principal de analisar as estratégias metodológicas que possibilitam o melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem da escrita pelas crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I do município de Alcântara – Maranhão – Brasil, bem como seus desafios para sua implementação. Para expor e explicar a importância do elemento comportamental no método de ensino-aprendizagem de leitura, essa análise desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de pesquisa de campo, utilizando ferramentas de entrevista semiestruturada e observação em sala de aula dos métodos de ensino utilizados pelos professores de português e matemática do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I, realizada com os educandos distribuídos nas séries e turnos do matutino e vespertino das duas escolas selecionadas entre as cincos melhores bem classificadas nas notas do Ideb de 2017, sendo parte da pesquisa as três mais bem colocadas, onde foram confrontados seus resultados. Durante a pesquisa de observação nas turmas do 1º, 2º e 3º ano do Fundamenta I, foi possível constatar que os professores apresentam procedimentos metodológicos que evidenciam várias técnicas de ensino para escrita, mas de forma não planejada e também técnicas bem rudimentares. Por isso é necessário fazer um trabalho com a educação continuada pelos professores, pois só assim, a escola e poder público poderá colher bons frutos no futuro com a educação de qualidade na região.