Browsing by Author "Rodrigues, Carolina de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uso da Narração Multimodal na análise do conhecimento didático em estatística de professoras estagiáriasPublication . Rodrigues, Carolina de Sousa; Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-O presente Relatório Final foi elaborado tendo por base os estágios realizados no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico. Este documento está estruturado em três capítulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na Introdução é abordada a importância da realização de estágios de natureza profissional, na formação inicial de educadores e professores. São abordados os conceitos de supervisão pedagógica e de reflexão e é feito um enquadramento dos estágios curriculares realizados. Desta forma, são apresentados os contextos em que estes ocorreram, nomeadamente: Creche, Educação Pré-Escolar e 1.° Ciclo do Ensino Básico. No segundo capítulo, referente à Componente Investigativa, apresenta-se o estudo desenvolvido durante o estágio no 1.° Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa II, que teve como intuito responder à questão de investigação: Que Conhecimento Didático em Estatística mobilizaram as professoras estagiárias no âmbito da promoção da Literacia Estatística?. O estudo teve por base a formulação de questões estatísticas num contexto real e familiar aos alunos e envolveu recolha, organização, representação e análise dos dados, com a intenção de desenvolver nos alunos aprendizagens significativas e promover a Literacia Estatística. A intervenção das professoras estagiárias foi descrita através da construção de uma Narração Multimodal, tendo sido realizada uma investigação qualitativa, de índole interpretativa e design de estudo de caso sobre o Conhecimento Didático em Estatística das professoras estagiárias. Os resultados do estudo revelaram que as professoras estagiárias possuem um Conhecimento Didático em Estatística que lhes permite promover a Literacia Estatística. Por último, na Componente Reflexiva, é feita uma reflexão crítica sobre cada um dos estágios realizados, acima mencionados, onde se destacam as aprendizagens e competências adquiridas pela educadora/professora estagiária (e, igualmente, investigadora no presente estudo), que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional, no decorrer do seu processo de formação inicial.