Browsing by Author "Rocha, Mariana Gonçalves da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridadePublication . Rocha, Mariana Gonçalves da; Costa, Ana LuísaEste estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e resultou da implementação de um projeto de investigação realizado com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com esta investigação, pretende-se compreender de que forma a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar a consciência do funcionamento de adjetivos na escrita de descrições. Assim, os objetivos do estudo desenvolvido foram, por um lado, descrever as conceções que os/as alunos/alunas tinham sobre adjetivos e, por outro lado caracterizar o uso que fizeram destes, quer do ponto de vista da oralidade, quer do ponto de vista da escrita, mais concretamente na descrição de uma personagem em sequências descritivas, integradas em narrativas ou em texto de descrição. Para o efeito, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, mais concretamente a uma Investigação sobre a Prática (Ponte, 2002), na qual se recolheram os dados, através da observação não estruturada e da análise documental. Os dados incluíram as respostas dadas pelos/pelas alunos/alunas nas atividades enquadradas pelo Laboratório Gramatical (Duarte, 2008) sobre adjetivos e os textos descritivos escritos, tendo sido feita uma análise de conteúdo e uma análise linguística. Os resultados obtidos com este projeto de investigação evidenciaram que a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar quer as capacidades comunicativas dos/das alunos/alunas na escrita de textos descritivos, quer sua a capacidade de reflexão metalinguística.