Browsing by Author "Rocha, Inês Dias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas educativas na educação de infância: desconstrução do paradigma do lápis cor de pelePublication . Rocha, Inês Dias; Marchão, Amélia; Henriques, Helder Manuel GuerraEste relatório final da Prática de Ensino Supervisionada (PES) ilustra o percurso formativo desenvolvido durante o Mestrado em Educação Pré-escolar, de modo particular o percurso vivido no período de estágio na creche e no Jardim de Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social da cidade de Ponte de Sor, distrito de Portalegre. A investigação-ação que norteou o percurso formativo durante a PES focou-se nos fundamentos e princípios educativos na educação de infância, na justiça social e na igualdade de oportunidades, abordando a temática da multiculturalidade e interculturalidade. Por estarmos perante chavões sociais ainda muito presentes na sociedade atual, tenta-se, no decorrer da ação, compreender o papel da família e a ação dos contextos educativos formais (creche e Jardim de Infância) em todo o processo. Ao longo deste relatório são apresentadas as atividades implementadas durante a Prática de Ensino Supervisionada, bem como é feita uma análise reflexiva das mesmas. As atividades realizadas foram devidamente fundamentadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar vigentes em Portugal bem como nas necessidades e nas curiosidades dos grupos de crianças da sala de creche e de Jardim de Infância. Todo o percurso permitiu que se concluísse sobre a importância de uma ação educativa planeada e organizada numa perspetiva multicultural e intercultural. Embora a família seja uma forte influência na identidade social e na construção da consciência étnica e cultural das crianças, as vivências educativas experienciadas em contexto de educação de infância são também fundamentais para que as crianças possam (re)construir opiniões positivas e não discriminatórias na sua relação com os outros.