Browsing by Author "Rocha, Hugo Reis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Paradigm shift in Design education: contributions for a new design competencies framework to foster strategic innovations, sustainable solutions and social changePublication . Rocha, Hugo Reis; Ferreira, Ana Margarida; Azevedo, Jefferson Manhãs deEnfrentamos hoje crises sem precedentes na história contemporânea. Sejam elas sociais, económicas ou ambientais, tais crises assolam o mundo e desafiam o equilíbrio dos sistemas. O crescimento da população mundial, crises sanitárias, imigração, aumento da violência, terrorismo e crises de privacidade são alguns dos problemas complexos que a sociedade tem de enfrentar para construir um futuro desejavelmente mais sustentável. Em 2020, o mundo se deparou com uma das pandemias mais agressivas da era contemporânea. A eclosão da COVID-19 expôs as fragilidades do sistema atual e pôs em causa a capacidade de resiliência da sociedade. Hospitais lutaram para superar a falta de profissionais de saúde. Setores prósperos, como o turismo, a aviação civil e o retalho, viram uma quebra de receita inesperada e significativa. Na educação, a necessidade repentina de encerramento das escolas forçou a rápida mudança para ambientes de elearning que, por vezes, negligenciaram uma parcela marginalizada da sociedade que ainda não tem acesso a computadores ou conexão adequada à internet. Ainda antes da situação pandémica da COVID-19, a Organização das Nações Unidas (ONU) já havia reivindicado uma resposta para estas assimetrias por parte dos governos. Ao definir, em 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os países membros concordam em trabalhar em conjunto no sentido de atingir um mundo melhor e mais justo para todos. Esses objetivos são parte de uma visão ambiciosa de um mundo no qual a sociedade pode prosperar sem comprometer os mais fracos e os recursos naturais, proporcionando oportunidades iguais ou semelhantes para um máximo número de pessoas. Todavia, esta situação pode ser entendida mais do que um momento de crise, como um momento de oportunidades, também para o Design e para o Ensino da profissão. Há décadas que o Design se tem focado em atender às necessidades do mercado e em servir de ferramenta estilística para impulsionar o consumo. Compreender o papel do Design neste cenário de crise é, na nossa perspectiva, essencial para redefinir o seu ensino e preparar os futuros designers para assumirem posição de destaque na gestão de processos complexos como agente de mudança. Tal premissa permeia o desenvolvimento deste estudo que procura identificar como o Ensino do Design se deve adaptar para formar futuros designers aptos a resolver problemas complexos. Para esse efeito, foi necessário identificar as novas competências a promover juntos dos Designers para que sejam capazes de atuar de forma mais efetiva para um futuro sustentável. Este estudo foi desenhado em três momentos de investigação, iniciado com a revisão da literatura. Após este processo, tornou-se factualmente evidente o cenário de crises apresentado anteriormente. Ao mesmo tempo, foi possível identificar iniciativas de Designers, que começam a compreender o papel ativo do Design neste novo paradigma, traduzindo numa nova abordagem e mentalidade para Design. Esse diagnóstico tornou clara a necessidade de se repensar o Ensino do Design como, entre outras coisas, um impulsionador da mudança desejada. O primeiro momento da investigação também identificou duas lacunas principais que se apresentaram como oportunidades para o desenvolvimento deste estudo. A primeira, fez emergir a necessidade de identificar as competências específicas para que o designer se torne um agente ativo de mudança. A falta de um conjunto claro de competências enfraquece a capacidade do Ensino do Design de atuar, pois não fornece de uma forma clara ou direta, um caminho que ajude a desenhar programas educacionais focados na resolução de problemas complexos, entre outros. A segunda lacuna remeteu para a oportunidade de propor um Framework que facilitasse aos professores de Design a identificação de métodos e ferramentas que promovessem a aprendizagem pretendida,e em consequência, e que contribuam para a formação de designers preparados e agir e liderar a mudança de forma ativa numa nova direção. O segundo momento do estudo centrou-se na hipótese da investigação, o que permitiu definir os instrumentos a utilizar para a recolha de dados junto a um público mais amplo. No que diz respeito à metodologia utilizada durante esta investigação, foi desenvolvido, tendo em atenção o estudo exploratório que se pretendia. Seguindo uma filosofia pragmática com uma metodologia de investigação mista, o estudo baseia-se na abordagem abdutiva para o desenvolvimento do conhecimento. A estratégia de recolha de dados foi realizada com métodos qualitativos e quantitativos. Os instrumentos adotados foram inquérito por questionários e workshops participativos. Dois questionários permitiram recolher opiniões de estudantes de design em quatro países diferentes, nomeadamente Brasil, Portugal, Espanha e Chipre. Os questionários foram concebidos e aplicados de forma sequencial, a fim de recolher informações complementares. Em seguida, foram realizados três workshops participativos facilitados com estudantes de design em Espanha, Chipre e Brasil. Cada instrumento utilizado na recolha de dados serviu de base para a identificação das competências necessárias para que futuros designers possam atuar como agentes ativos de mudança já num novo enquadramento sustentável. Durante o terceiro e último momento de investigação, foram analisados os dados recolhidos durante o segundo momento de investigação, juntamente com as informações do primeiro momento de investigação. A análise dos dados oriundos das diferentes fontes culminou no desenvolvimento do Design Competencies Framework, uma ferramenta que tem como intuito servir de suporte aos professores de Design para que possam abordar a mudança no Ensino do Design. Para a construção do framework foi necessário delinear a sua estrutura e sequência, para facilitar a compreensão e utilização deste recurso. O Design Competencies Framework desenvolvido e apresentado nesta Tese consiste num modelo construído para facilitar o desenvolvimento de competências de Design que se tornaram cruciais para que os futuros designers. Tais competências devem equipar os profissionais no sentido de os ajudar a enfrentar o número crescente de problemas complexos emergentes na sociedade. A construção do Design Competencies Framework foi baseada em três dimensões: Área, Competência e Enablers. As áreas agrupam competências por afinidade ou clusters. Catorze competências foram identificadas pelo estudo e são apresentadas neste modelo conceptual. Por fim, os Enablers são ferramentas, métodos e técnicas de Design que podem impulsionar o desenvolvimento de uma ou mais Competências. Os Enablers foram identificados pela análise de Design Toolkits disponíveis publicamente e devidamente referenciados. A versão inicial do Design Competencies Framework apresentado neste estudo, contempla 185 Enablers. Na parte final deste trabalho de investigação o modelo desenvolvido foi validado, assim como a hipótese desta tese. Esta atividade foi fundamental para a avaliação e otimização dos resultados do estudo. A validação do instrumento foi realizada em dois momentos distintos, com recurso a dois métodos de investigação complementares e contou com a participação de dois tipos utilizadores. O primeiro momento foi realizado durante o workshop participativo com estudantes de Design. O segundo momento de validação teve como foco a apresentação do framework e o feedback de especialistas das áreas de Design, Ensino do Design e Sustentabilidade. Os resultados de ambos os momentos mostraram que o Design Competencies Framework está construído sobre uma base sólida e suportou a hipótese equacionada e ligada à necessidade de tal ferramenta para auxiliar a Ensino do Design no presente. Finalmente, o processo de validação revelou oportunidades para futuras iterações da dinâmica do modelo com base no rico feedback recebido de ambos os momentos de colaboração e validação. Por fim, é importante relembrar que o objetivo desta Tese passou por identificar um conjunto de novas competências de Design para que os designers se mantenham relevantes e, mais importante, abram o caminho para um futuro desejavelmente melhor. Além disso, procurou-se entender como o Ensino do Design pode integrar tais competências nos seus currículos para que os alunos tenham as experiências e os estímulos necessários ao novo desenvolvimento. Tais objetivos, conforme descrito, foram cumpridos com o do Design Competencies Framework. Um instrumento que resultou do trabalho colaborativo e que contou com a participação de estudantes de Design de quatro países diferentes, de investigadores e de especialistas da área de Design, com foco em Educação, Inovação Social ou Sustentabilidade.