Browsing by Author "Ribeiro, Susana Correia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Jornalismo turístico: os eventos no centro da notíciaPublication . Ribeiro, Susana CorreiaA partir de finais do século XIX, o processo de democratização do turismo e da imprensa desenrolou-se paralelo, quando ambos deixaram de ser bens unicamente acessíveis às elites, passando a estar também ao alcance das massas. Nos dias de hoje o Turismo representa uma indústria de milhões, uma das mais importantes fontes geradoras de riqueza do Mundo, e é ao mesmo tempo uma actividade que promove a socialização e a disseminação de informação e cultura entre povos. Desde os primórdios que a informação é um factor determinante no desenvolvimento turístico, e os media (sobretudo a imprensa) desempenham um papel fundamental na sua disseminação, potenciando e dinamizando a promoção do turismo e dos seus produtos junto da Opinião Pública. Conscientes das sinergias que se desenvolvem entre ambos os sectores, este trabalho irá explorar o tratamento noticioso que a imprensa portuguesa dá aos temas turísticos, tendo o seu foco na cobertura mediática dos mega-eventos na imprensa escrita generalista. Além disso, pretende também reunir um conjunto de pistas que nos permitam entender melhor as relações e os laços que se estabelecem entre ambos. Visando retratar o mais fielmente possível a realidade observada, foi examinada e revista literatura de referência nos campos do estudo dos media, jornalismo, jornalismo de viagens e turismo. A revisão bibliográfica foi complementada por um caso de estudo de vertente mais prática, com a análise da cobertura jornalística, pelos quatro principais jornais generalistas portuguesas, da etapa portuguesa do Red Bull Air Race 2007 – 2009. Concluímos que no âmbito do estudo dos media ainda persiste uma visão estereotipada do jornalismo sobre temas turísticos, remetendo-o para um grau de especialização inferior aos restantes tipos de jornalismo. Um preconceito fundamentado no facto de em muitos dos casos, o jornalismo de turismo assentar no relato de experiências de lazer e de viagens, mas que desconsidera a importância da veiculação sobre turismo nos media, ignorando o papel que estes têm junto dos seus leitores, entre os quais também se incluem potenciais turistas. Analisamos a concepção crítica focada nos aspectos negativos daquilo que definimos como jornalismo de viagens, e pomos em evidência as suas limitações por não contemplar todo o universo do jornalismo de turismo, onde também encontramos o jornalismo turístico. Por fim, este trabalho vem testar teoria de que, cada vez mais, o turismo e os eventos ganham lugar na imprensa escrita portuguesa. E que, contrariamente ao estereótipo q que se verificava no passado estes temas já vão sendo apresentados nas notícias com elementos comuns às hard news, e tendencialmente apresentados junto da Opinião Pública como assuntos «sérios» que fazem parte da actualidade.