Browsing by Author "Ribeiro, Sara Alexandra Petim"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Noções matemáticas de crianças em creche: uma abordagem num contexto de educação STEAMPublication . Ribeiro, Sara Alexandra Petim; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-O presente Relatório Final descreve uma investigação de natureza qualitativa, de cariz descritivo e interpretativo, realizada com crianças em contexto de Creche, com idades entre os 2 e os 3 anos. A investigação realizada, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar, visa estimular aprendizagens matemáticas nas crianças, a partir de um contexto interdisciplinar e proceder à sua análise através de representações do pensamento. Inicia com um breve enquadramento dos estágios pedagógicos decorridos no âmbito da Prática Educativa, sendo dada maior ênfase à caracterização e análise reflexiva do processo de estágio realizado em Creche, no qual decorreu a investigação. De seguida são apresentados os objetivos e questões que o norteiam, a fundamentação teórica dos temas envolvidos para dar resposta ao problema: “De que modo podem ser promovidas aprendizagens matemáticas, em crianças de dois e três anos de idade, num contexto interdisciplinar envolvendo a Educação STEAM?”. A análise dos dados evidencia os conceitos matemáticos desenvolvidos durante a implementação do cenário de aprendizagem criado, realizados de acordo com documentos de referência sobre aprendizagens matemáticas nos primeiros anos. Os resultados destacam a influência do cenário de aprendizagem e a sua condução pela Investigadora como aspetos essenciais no estímulo de noções matemáticas, de forma natural e significativa, através de uma abordagem STEAM.