Browsing by Author "Ribeiro, Marta Vidigal"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O marketing sensorial: a experiência do consumidor com a marca Lush Fresh Handmade CosmeticsPublication . Ribeiro, Marta Vidigal; Farinha, IsabelO marketing sensorial é uma estratégia que usa os sentidos para estimular e despertar emoções que vinculem relações entre o consumidor e a marca. Nesse sentido, é importante o uso desta estratégia para uma marca que se queira distinguir da concorrência. Em paralelo, o mercado de cosmética sustentável ocupa cada vez mais lugar no setor da cosmética e aliado ao marketing sensorial formam uma grande parceria, devido à maior capacidade de transformar produtos e lojas de cosmética, em fortes estímulos sensoriais. A presente dissertação incide sobre essa mesma questão, entender a experiência que o consumidor tem quando exposto à estratégia de marketing sensorial que a marca Lush Fresh Handmade Cosmetics aplica. Para esse efeito, delineou-se uma metodologia de investigação mista, quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário e qualitativa, por meio de uma entrevista diretiva. Assim sendo, os resultados obtidos permitem concluir que os consumidores da marca optam pela mesma, por ter como prioridade, preocupações ambientais e por assegurar o fabrico de produtos com essas mesmas causas. Foi também possível concluir que a variável aroma, toque e visão são fatores ambientais que influenciam o bem-estar dos consumidores, influenciando a intenção de recomendação, de vontade de comprar e de voltar à loja. Nesse sentido, pretende-se que estes resultados possam contribuir para recomendações de gestão de comportamento do consumidor e de como utilizar estratégias sensoriais em espaços/lojas de cosmética sustentável.