Browsing by Author "Ribeiro, Mafalda"
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- Fatores Comportamentais condicionantes na tomada de decisão - Setor SeguradorPublication . Ribeiro, Mafalda; Dias, ÁlvaroEste artigo pretende clarificar e testar um modelo que incide sobre os condutores culturais e os resultados da confiança e perceção dos consumidores sobre questões do marketing não ético das empresas e a tomada de decisões por parte dos consumidores. Mais concretamente, a tomada de decisão dos consumidores no sector segurador. Investiga especificamente: o papel da orientação cultural na formação de ideologia ética do consumidor; a ligação entre a ideologia ética do consumidor e as suas percepções sobre o comportamento de marketing não ético das empresas; o efeito do comportamento de marketing não ético entendida em confiar nas empresas; e o papel moderador do sexo, idade e educação do consumidor. O artigo é baseado numa pesquisa quantitativa realizada com 100 consumidores portugueses com idades superiors a 18 anos, a metodologia usadas foi a amostragem aleatória estratificada. Os itens que compõem os constructos utilizados foram obtidos a partir de várias fontes bibliográficas e estes foram medidos numa escala de Likert de sete pontos. Os dados foram recolhidos através de questionáros realizados online. Para testar as possíveis relações entre os constructos do modelo, foi utilizada a modelagem de equações estruturais. De todas as actividades empresariais, o marketing é, possivelmente, a mais sujeita a debates e questões de natureza ética e moral. O marketing convive, há bastante tempo, com a crítica, a desconfiança e a dúvida quanto à validade ética e moral de seus princípios e práticas. A originalidade deste estudo reside no facto de que reúne num único modelo ambos os antecedentes e os resultados do marketing não ético das empresas, já que esta é entendida pelo consumidor individual; simultaneamente examina o papel da orientação cultural e ideologia ética do consumidor na formação de atitudes éticas e respostas; enfoca o papel instrumental de características culturais sobre as percepções éticas de consumo a partir da perspectiva do indivíduo, ao invés da sociedade como um todo; coloca ênfase nas questões não éticas que ocorrem em todos os elementos do marketing-mix; e fornece uma análise útil dos efeitos das práticas de marketing não éticas sobre a confiança do consumidor.