Browsing by Author "Ribeiro, Juliana Santos"
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- A vigilância da pessoa em situação crítica sob entubação endotraqueal :Publication . Ribeiro, Juliana Santos; Ramos, Filipe Alexandre MorgadoA pessoa em situação crítica é aquela que se encontra sob um estado patológico agudo, que não detém a capacidade de autonomamente manter o seu equilíbrio fisiológico, aumentando o risco de rapidamente desenvolver instabilidade do mesmo. O cuidado individualizado à pessoa, bem como o seu estado crítico, definem e orientam a intervenção do enfermeiro, exigindo deste o desenvolvimento de um vasto leque de competências e conhecimentos que permitam a vigilância contínua da pessoa, bem como, a resposta célere suportada pela evidência científica, com o intuito de manter as funções vitais e prevenir possíveis complicações e incapacidades. A manutenção de uma via aérea patente e permeável constitui o primeiro passo na abordagem à pessoa em situação crítica, sendo o tubo endotraqueal o dispositivo mais seguro para a sua conservação. Contudo, a existência do cuff na extremidade distal desta via aérea definitiva, aumenta a probabilidade de complicações associadas relacionadas com a pressão do mesmo e com a incorreta monitorização pelos enfermeiros, onde a sua intervenção é autónoma. Torna-se assim imperativo a implementação da vigilância de enfermagem promotora da segurança dos cuidados, através da prevenção e rápido reconhecimento de alterações na pessoa cuidada, assim como, o desenvolvimento de protocolos específicos que norteiem a monitorização da pressão do cuff. O desenvolvimento deste documento, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Pessoa em Situação Crítica, tem como objetivo refletir o culminar de um percurso de desenvolvimento e aquisição de competências de enfermeiro mestre e especialista no cuidado à pessoa em situação crítica, em específico à pessoa sob intubação endotraqueal. O caminho percorrido teve como sustentação as sessões de orientação tutorial, a elaboração de uma revisão integrativa da literatura, a realização de estágios em dois contextos clínicos direcionados para o cuidado à pessoa em situação crítica e o investimento no estudo e reflexão individuais para suportar as necessidades de aprendizagem. Todas estas etapas foram norteadas pela Teoria da Vigilância de Meyer e Lavin (2005).
