Browsing by Author "Ribeiro, Juliana"
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- Alteridade e migração:Publication . Ribeiro, Juliana; Roberto, SandraNa história da humanidade, o ser humano sempre migrou e teve o desejo de buscar novas possibilidades para potenciar o seu desenvolvimento. Desde a chegada do ser humano ao mundo, existe uma necessidade da figura do outro e o contacto com outro indivíduo além de colocá-lo em contacto com a alteridade coloca também em contacto com algo familiar. Este estudo pretende explorar as relações de alteridade em estudantes brasileiros em Portugal averiguando quais os processos de adaptação através de uma entrevista aberta, aplicação do Teste de Apercepção Temática (TAT) e da aplicação do Rorschach.
- A importância de um destino turístico ser “Instagramável”: O papel dos influenciadores digitais de viagens portugueses na promoção dos destinosPublication . Ribeiro, JulianaO presente projeto centra-se em três temáticas principais: Marketing, Redes Sociais e Turismo, visando analisar o papel dos influenciadores digitais de viagens, no processo de decisão dos turistas e na promoção dos destinos turísticos. Na área do Marketing são abordadas as vertentes do marketing digital, do marketing de destino, do marketing de influência e dos influenciadores digitais. Na perspetiva das Redes Sociais, é dado destaque ao Instagram e ao conceito “instagramável” que lhe está associado. No que concerne ao Turismo, o foco é colocado num triângulo de forças e influências composto pelos Destinos Turísticos, pelo Mercado (perspetivas da Oferta e Procura) e pelos DMO (Destination Management Organizations) observados como elementos harmonizadores e catalisadores de estratégias e recursos entre stakeholders. Neste contexto foi proposto analisar o papel dos influenciadores digitais de viagens portugueses na promoção dos destinos, quer do lado da oferta, quer do lado da procura. Sob as lentes da Procura (consumidores da informação), que corresponde aos utilizadores da informação do Instagram, foi observado o comportamento do utilizador quanto à importância dada ao eWOM- eletronic word of mouth e do lado da Oferta foi analisado o poder de engagement dos influenciadores digitais de viagens. A metodologia de investigação escolhida, integra dados qualitativos e quantitativos. Para a obtenção dos dados qualitativos foi estruturada uma tabela com as categorias de turismo, as formas de comunicação e os destinos “instagramáveis” visitados e para recolher dados quantitativos foram aplicadas inquéritos por questionários aos utilizadores da rede social instagram. Da análise dos dados recolhidos, pode-se concluir que é reduzida a percentagem de utilizadores do instagram motivados pela partilha de conteúdos digitais portugueses, mas do ponto de vista das temáticas abordadas pelos influenciadores foram encontradas algumas dimensões (turismo de nicho) que podem ser potenciadas pelos DMO’S.