Browsing by Author "Ribeiro, Joana Margarida Alves"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O papel da História para (in)FormarPublication . Ribeiro, Joana Margarida Alves; Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-O presente Relatório pretende descrever o percurso realizado no contexto das Práticas Educativas do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Este documento foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática Educativa do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB. Este documento encontra-se dividido em três partes, numa primeira parte aborda-se a importância do papel formativo e informativo da História e Geografia. Realizou-se um inquérito por questionário dirigido a alunos de duas turmas do 6.º ano da Escola onde se realizou o estágio, seguindo-se uma metodologia qualitativa interpretativa, pretendendo-se verificar as preferências manifestadas por aqueles alunos. Através da análise dos dados, conclui-se que todos os alunos da amostra consideram que a História é importante e que é útil para o seu futuro. Na segunda parte, configura-se o estágio no 1.º CEB. Neste, é caraterizado o contexto educativo, onde se apresentam as estratégias orientadoras da ação educativa e são refletidas duas das experiências (experiências-chave) que mais marcaram o meu desenvolvimento profissional. Na terceira parte, carateriza-se o contexto de intervenção em 2.º CEB. Este estágio incluiu quatro domínios do saber: Matemática, Ciências Naturais, Português e História e Geografia de Portugal. Para cada um dos referidos domínios faz-se a fundamentação das intervenções em estágio e reflete-se sobre as mesmas. Por fim, apresentam-se algumas considerações finais que pretendem espelhar o percurso pessoal e profissional feito durante este período de formação.
- Preferências lúdicas em contexto escolar: Perspectivas das crianças e dos paisPublication . Ribeiro, Joana Margarida Alves; Silva, Cláudia Susana Rosa Correia da Rocha eA presente dissertação aborda a importância da atividade lúdica no desenvolvimento infantil e o papel que as novas tecnologias têm na vida das crianças em idade pré-escolar. No presente estudo, realizaram-se inquéritos a partir de dados de opinião, dirigidos a crianças e aos seus familiares mais próximos. A partir de uma metodologia qualitativa-interpretativa, pretende-se verificar as preferências lúdicas manifestadas pelas crianças e as preferências lúdicas na perspetiva dos pais. Através da análise dos dados, conclui-se que todas as crianças gostam de brincar e que estas consideram a brincadeira como importante. Para além disso, mais de dois terços das crianças inquiridas prefere brincar com os amigos. Na escolha da brincadeira que desejavam fazer durante a tarde, verificou-se que as crianças que escolheram atividades que envolvem uma relação com outros, escolheram menos brincadeiras que envolvem aparelhos eletrónicos e nas quais o gasto de energia envolvido é superior. Conclui-se ainda que mais de 59% das crianças brincam entre uma hora e uma hora e meia, por dia, com aparelhos eletrónicos, sendo os mais utilizados em casa o computador, a televisão e o tablet. No futuro, é preciso compreender sobre a importância da atividade lúdica e o seu significado, enquanto forma de representação mental. É igualmente necessário aprofundar o conhecimento sobre os brinquedos de ecrã e as novas formas de brincar com as novas tecnologias, tendo em conta os riscos e benefícios inerentes às mesmas.