Browsing by Author "Reis, Ana Isabel Cavalheiro"
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- Plano de Marketing: SEGREDO DAS DUNASPublication . Reis, Ana Isabel Cavalheiro; Rosinha, AntónioO turismo é um setor económico em permanente evolução. Tornando-se mais democrático com o surgimento das companhias aéreas de baixo custo e a digitalização de processos, viajar é hoje cada vez mais comum, o que agrega valor para os locais de receção, mas acarreta igualmente alguns impactos negativos. Portugal é um país de excelência para o turismo, seja por ser um país costeiro, com vários quilómetros de praia, seja pelos refúgios que o interior oferece e as paisagens resplandecentes dos Açores e da Madeira. E se o turismo tem crescido a nível global, em Portugal o cenário não é diferente, sendo uma das atividades que mais contribui para o PIB nacional. Mesmo abalado pela pandemia de COVID-19, que afetou este setor, o turismo regressa, de acordo com os dados apurados, em força, retomando a sua ascensão. No âmbito do turismo, surgem vários tipos de alojamento, como os alojamentos locais, nos quais este estudo se foca. Cada vez mais empreendedores gerem alojamentos locais, conseguindo a partir destes ter uma fonte económica secundária. Com os vários meios digitais disponíveis, que contribuem para uma digitalização crescente do setor, fica cada vez mais fácil gerir um alojamento local e captar hóspedes, durante todo o ano, desde que se tenha alguma literacia digital e se tire proveito de um conjunto de canais online e neles se consiga aplicar algumas estratégias de marketing. Contextualizado o setor do turismo, o alojamento local e o e-turismo, dá-se início à análise e descrição do Segredos das Dunas, para o qual se desenvolve um plano de marketing digital, com um conjunto de ações estratégicas a executar. Constituído por dois apartamentos, em Mira, o Segredos das Dunas é um micro negócio familiar que tira proveito do Airbnb para conquistar hóspedes. Considerando o potencial desperdiçado, e após várias análises ao ambiente interno e externo, conclui-se que será uma mais-valia o desenvolvimento de uma atividade constante nas redes sociais, o desenvolvimento de um website com opção de reservas diretas e reserva de serviços próprios ou complementares e de publicidade paga, promovendo assim o alojamento e uma maior independência face a plataforma de terceiros de divulgação de alojamentos locais.