Browsing by Author "Rebelo, Carolina"
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- Gestão das Emoções em Crianças de Creche (0-3 anos)Publication . Rebelo, Carolina; Almeida, Ana PatríciaO presente trabalho apresenta a descrição e reflexão desenvolvida em torno da temática das emoções e gestão das emoções em crianças em contexto de creche dos 0-3 anos, decorrente da Prática Pedagógica no 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A observação realizada ao longo da Prática Pedagógica referida permitiu constatar que as crianças entre 1 e 2 anos de idade, vivem num turbilhão de emoções que ainda têm dificuldade em identificar e gerir. No entanto, a observação realizada ao longo desta prática, focou sobretudo as crianças entre 1 e 2 anos. Recorrendo a bibliografia da especialidade consegui apoiar teoricamente essa falta na minha observação prática. Constatação corroborada por vários estudos nesta área, como o são os de Bermejo (2005), Magalhães (2007) e Goleman (2012). Decorrente destas observações iniciais foram definidos os objetivos, o estudo empírico e o projeto de intervenção, com o intuito de compreender de que forma se pode trabalhar com as crianças de creche no desenvolvimento da gestão das suas emoções. O objetivo central deste estudo e da Prática Pedagógica de onde este estudo decorre, consistiu em descrever e compreender de que forma as crianças gerem as suas emoções, bem como desenvolver atividades que permitissem às crianças reconhecer as suas emoções e geri-las por forma a favorecer o seu bem-estar emocional. Desta forma, após um primeiro levantamento de dados, foi concebido e implementado um projeto de intervenção que permitisse dar resposta a estes objetivos. Este projeto de intervenção contemplou atividades que permitiram explorar as emoções das crianças e estimulá-las no sentido da gestão dessas mesmas emoções. Após a implementação do projeto e das atividades previstas, foi realizado um novo levantamento de dados, sendo que se pode referir que, com a intervenção foi possível evidenciar evolução nas crianças nos parâmetros referidos nas grelhas de desenvolvimento. Nomeadamente na área da linguagem, da cognição, da autonomia, da identidade e da socialização. Tal como está patente e de forma individualizada nas grelhas em anexo. Antecipando que esta evolução não será unicamente fruto das atividades implementadas, considera-se que estas terão tido algum impacto. Devido à idade das crianças e ao seu desenvolvimento global, pôde ser uma mais valia para o estudo e o mesmo ajudou nas alterações visionadas por nós nas grelhas de desenvolvimento.