Browsing by Author "Raposo, Mafalda Filipa dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas de preparação e condução de uma investigação estatística numa turma do 3.º ano de escolaridadePublication . Raposo, Mafalda Filipa dos Santos; Mendes, Maria de FátimaO presente relatório documenta um estudo realizado durante a frequência da Unidade Curricular Estágio em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), que tem como foco principal a reflexão sobre as minhas práticas, enquanto professora estagiária e investigadora, nos momentos de preparação e condução de uma investigação estatística com uma turma do 3.º ano de escolaridade e a identificação de desafios decorrentes dessas práticas. O principal objetivo do estudo consiste em compreender o modo como os professores preparam e conduzem aulas de cariz exploratório que envolvem o desenvolvimento de uma investigação estatística com alunos do 1.º CEB. Decorrentes deste objetivo surgem duas questões de investigação: Como se caraterizam as práticas de preparação e condução de uma investigação estatística numa turma do 3.º ano de escolaridade?; Que desafios se colocam ao professor na preparação e condução de uma investigação estatística numa turma do 3.º ano de escolaridade?. Para dar resposta às questões de investigação suprarreferidas desenvolveu-se o presente estudo cujas opções metodológicas se enquadram numa abordagem de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos com recurso à recolha documental, observação e conversas informais. Posteriormente, os dados recolhidos, de natureza descritiva, foram analisados de acordo com uma análise de conteúdo. O quadro teórico de referência deste estudo incide sobre: (i) a importância de práticas de ensino exploratório, (ii) o ensino da Estatística e (iii) a evolução da aprendizagem da Estatística nas Orientações Curriculares. A proposta pedagógica inclui a realização de uma investigação estatística com os alunos da turma do 3.º ano, que passou por todas as fases de uma investigação desta natureza e que decorreu ao longo de dezanove sessões. A partir da análise dos dados, as minhas práticas de preparação de uma investigação estatística caracterizaram-se por antecipar e identificar as diferentes estratégias a utilizar nas diferentes fases da investigação, aprofundar o meu conhecimento sobre os conteúdos a seres trabalhados e identificar possíveis dificuldades sentidas pelos alunos. Por sua vez, as minhas práticas de condução caraterizam-se por dar voz aos alunos, ouvir primeiro as suas ideias e pelo questionamento constante. Para além disso, a análise dos dados permitiu identificar um conjunto de desafios sentidos por mim ao longo da preparação e condução das sessões, destacando-se os seguintes: lidar com o imprevisto, lidar com dificuldades evidenciadas pelos alunos, colocar questões catalisadoras do raciocínio, incentivar a igualdade de participação entre os elementos de cada grupo, gerir o tempo e aprofundar o meu conhecimento sobre os conteúdos a serem trabalhados.