Browsing by Author "Ramos, Sara Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Breve reflexão sobre colaborações entre agências de publicidade em Portugal e Angola através do conceito de lusofoniaPublication . Ramos, Sara Santos; Ponte, SofiaO relatório, com o título Breve Reflexão sobre Colaborações entre Agências de Publicidade em Portugal e Angola através do conceito de Lusofonia, enquadra e analisa alguns dos desafios com que as agências de publicidade em Portugal se deparam quando comunicam para o mercado angolano, e que pude constatar no âmbito do estágio curricular que realizei, entre setembro de 2022 e janeiro de 2023, na agência de publicidade Creation Agency, em Lisboa. A partir de uma seleção de projetos que desenvolvi nesta agência e em estreita relação com a sua correspondente em Luanda, reflito sobre, para melhor compreender, os desafios que se colocam na criação de produtos de design e publicidade para a sociedade angolana. Parece-me que dois dos maiores desafios que as agências experimentam, estão relacionados com o facto de Portugal e Angola partilharem a mesma língua oficial, e de estarem enquadrados num conceito de lusofonia, mas de apresentarem realidades culturais distintas, que influenciam a forma de fazer e receber design e publicidade. O outro grande desafio em mãos refere-se às características e à qualidade da comunicação que se estabelece entre as culturas institucionais das agências envolvidas num processo de criação e empresarial deste tipo. Com este relatório espero ter contribuído para uma compreensão mais apurada das exigências e especificidades da comunicação entre agências, no estimulante processo de desenvolvimento de projetos de design e publicidade, entre países associados ao conceito de lusofonia, como Portugal e Angola.