Browsing by Author "Quaresma, Marta"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvendo o gosto pelos livros e a competência para a leitura no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Quaresma, Marta; Leite, SaraO presente estudo desenvolveu-se ao longo de quatro meses, durante o estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), no 2.º ano de escolaridade. O tema deste trabalho final surgiu a partir da vontade de compreender as estratégias utilizadas pelos professores de 1.º CEB de uma escola pública para desenvolver o gosto pelos livros e a competência para a leitura no 1.º CEB. Foram realizados questionários aos professores e aos alunos, com o intuito de responder à questão de investigação “Qual é a perceção dos professores de 1.º CEB e dos alunos de 2.º ano sobre as atividades e abordagens utilizadas para promover o gosto pela leitura?”. Além disso, foram realizados alguns momentos de leitura feitos para os alunos e cada um referiu o livro de que mais gostou e as razões para a sua escolha, o que permitiu responder à questão de investigação “Que atividades podem estimular a motivação para a leitura no 1.º CEB?”. Por fim, registou-se a avaliação de cinco momentos de leitura dos alunos no concurso de leitura, procurando responder à pergunta de investigação “De que forma os concursos de leitura contribuem para o desenvolvimento da competência de leitura dos alunos?”. Face aos resultados obtidos, foi possível concluir que os professores de 1.º CEB utilizam algumas estratégias para motivar os alunos a ler e a desenvolver o gosto pelos livros, tendo em conta que muitas atividades de leitura realizadas ajudam na motivação para a leitura. Contudo, o desenvolvimento do gosto pela leitura e pelos livros está diretamente ligado aos interesses pessoais de cada aluno. A existência de um cantinho da leitura em sala de aula constitui uma estratégia para motivar os alunos a ler, mas não faz obrigatoriamente com que os alunos passem a gostar de ler ou adquiram hábitos de leitura. Por fim, os concursos de leitura contribuem para o desenvolvimento da competência de leitura dos alunos, mas, se estes não treinarem a leitura dos textos, podem resultar em avaliações menos boas ou oscilações das avaliações de leitura.