Browsing by Author "Pombares, Andreia dos Santos"
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- New-graduate physiotherapists' experiences of patient education practice in the management of persistent low back painPublication . Pombares, Andreia dos Santos; Caeiro, Carmen; Forbes, Romantrodução: A educação ao utente é reconhecida como uma peça chave na intervenção da fisioterapia em indivíduos com dor lombar persistente não específica. A literatura sugere que os fisioterapeutas enfrentam desafios na implementação de estratégias de educação ao utente, particularmente na incorporação de fatores cognitivos, psicológicos e sociais na intervenção. Os fisioterapeutas recém-licenciados reportam não sentir preparação suficiente para a utilização de algumas estratégias educativas, no entanto, a sua experiência é ainda pouco explorada. Objetivo: O objetivo deste estudo foi compreender a experiência vivida dos fisioterapeutas recém-licenciados na utilização de educação ao utente na gestão da dor lombar persistente não- específica. Metodologia: Foi realizada uma análise fenomenológica interpretativa para explorar as experiências de seis fisioterapeutas recém-licenciados, recrutados de forma intencional a partir dos graduados de uma escola de saúde. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, gravadas em áudio e transcritas na íntegra. Foram utilizadas como estratégias para contribuir para o rigor e qualidade a triangulação dos investigadores, member check, audit trail e diário reflexivo. Resultados: 6 fisioterapeutas recém-licenciados participaram neste estudo. Durante a análise, foram identificados três temas: (1) Manter o utente no centro da educação é desafiante; (2) Colocar-se no lugar do utente- perspetivas dos fisioterapeutas sobre os encontros clínicos; (3) Falta de preparação para a educação de utentes com dor lombar persistente não-específica. Conclusão: Os participantes identificaram a intervenção educativa com utentes com dor lombar persistente não-específica como uma experiência desafiante, para a qual poderão não ter tido a preparação necessária na formação base. Pouca experiência clínica, dificuldades na comunicação efetiva, pressão do local de trabalho e gerir a recetividade dos utentes à educação foram consideradas como barreiras que afetam as suas experiências.