Browsing by Author "Pires, Esmeralda Cristina Nunes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O feminino e o masculino nos manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico. A opinião das professoras e dos professores de dois agrupamentos de escolas do Norte AlentejanoPublication . Pires, Esmeralda Cristina Nunes; Marchão, AméliaAtendendo à necessidade de desenvolver um currículo que propicie aprendizagens em diferentes áreas curriculares numa perspetiva de formação integral do e da aluna, a educação para a cidadania e, em particular, a educação/formação para a igualdade de oportunidades de género, toma particular importância nos primeiros anos de escolaridade. No desenvolvimento desta dissertação procurou-se a participação ativa das professoras e dos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, recolhendo e interpretando as suas opiniões sobre a importância de educar/formar para a identidade e igualdade de género na escola do 1.º ciclo do Ensino Básico. Dado que os materiais, com destaque para os manuais escolares, assumem particular importância no processo de ensino e de aprendizagem, assume-se que existam critérios rigorosos na sua seleção e na sua escolha, em particular no que às oportunidades para a igualdade de género diz respeito. Atendendo a esta necessidade, estarão as professoras e os professores do 1.º ciclo do Ensino Básico conscientes de que os manuais escolares podem ser veículos de estereótipos sociais que contribuem negativamente para a vivência da igualdade de oportunidades entre o género masculino e o género feminino? A investigação realizada nesta dissertação demonstra que a escolha dos manuais escolares ainda não tem, de forma consciente e deliberada, preocupações com as mensagens textuais e figurativas em função da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, pelo que se assume a urgência e a necessidade de (re)configurar a escolha dos manuais escolares e das práticas curriculares na escola do 1.º ciclo do Ensino Básico.
