Browsing by Author "Pires, Ana Filipa Batista"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Consciência sintática e uso de vírgulasPublication . Pires, Ana Filipa Batista; Costa, Ana LuísaA presente investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico insere-se na área do Português e tem como tema, as conceções dos alunos sobre as funções sintáticas e as regras de uso de vírgula, através da partilha de interações. Este estudo visa verificar se a partilha de interações promove a aprendizagem das funções sintáticas e das regras de uso de vírgula; perceber as dificuldades, as facilidades e as estratégias utilizadas pelos alunos, concernentes à temática do estudo e compreender se a sequência didática dos três guiões foi útil na identificação das funções sintáticas e na correção das regras de uso de vírgula. O quadro teórico de referência está estruturado em quatro secções. A primeira específica as perspetivas de gramática. A segunda explícita a oficina gramatical como um método de ensino de gramática e aborda os conceitos de conhecimento implícito, explícito e funcionamento da língua. A terceira refere-se ao conceito de gramática segundo as prescrições dos documentos oficiais. A última apresenta as funções sintáticas e as regras de uso de vírgula. A metodologia deste estudo integra-se num paradigma interpretativo e constitui uma investigação-ação. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, a gravação de interações, a recolha de produções escritas e as entrevistas. Esta intervenção ocorreu numa turma do 5.º ano de escolaridade e recolheram-se os dados de 4 participantes sobre o tema proposto. Os resultados do estudo evidenciam, que a partilha de interações e os guiões de oficina gramatical permitiram que os dois pares melhorassem as suas aprendizagens, sobre as funções sintáticas e as regras de uso de vírgula, dados os progressos significativos registados nestes dois domínios.