Browsing by Author "Pinto, Ana Sofia Prata Baptista"
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- O enfermeiro especialista como promotor da gestão do stress no adolescente em internamento hospitalarPublication . Pinto, Ana Sofia Prata Baptista; Graça, Maria da Graça Vinagre daOs adolescentes encontram-se internados maioritariamente em serviços de pediatria, pouco adaptados às suas necessidades específicas, o que pode aumentar a intensidade do stress que vivenciam (Abreu & Azevedo, 2012; Branco, Brito, Fonseca & Ribeiro, 2009; Clift, Dampier & Timmons, 2007). A exposição ao stress pode resultar em outcomes positivos ou negativos consoante os adolescentes lidam com as situações de stress pois os erros, reveses e dificuldades são oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de estratégias de coping para situações futuras (Zimmer-Gembeck & Skinner, 2008). O enfermeiro, sendo o profissional que tem maior contato com o adolescente e família nesta situação, constitui um elemento fundamental para ajudar o adolescente a gerir o stress e influenciar positivamente o modo como vivencia esta experiência (Branco, Brito Fonseca & Ribeiro, 2009). O relatório de estágio tem por base a metodologia de projeto, norteada pela Filosofia de Cuidados Centrados na Família e os Cuidados Não Traumáticos, bem como pelo Modelo dos Sistemas de Betty Neuman. Foi traçado um percurso formativo com vista ao desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista (EE) e específicas de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica (EEESIP). Ao abordar esta problemática pretende-se ainda melhorar a experiência de internamento hospitalar do adolescente, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de intervenção promotoras da gestão de stress no adolescente. Realiza-se neste documento uma análise crítica e reflexiva sobre as principais atividades desenvolvidas e as consequentes aprendizagens e competências, descrevendo-se os seus contributos para o alcance dos objetivos propostos. A destacar o desenvolvimento das competências comuns de EE no domínio da gestão dos cuidados, sobre a adaptação da liderança e gestão “dos recursos às situações e ao contexto visando a garantia da qualidade dos cuidados” (Regulamento nº 140/19, p. 4745), e de competências de EEESIP relativas à gestão do bem-estar da criança e do jovem e promoção da sua autoestima, bem como a adaptação da criança, do jovem e sua família às mudanças na saúde e dinâmica familiar (Regulamento nº 422/18).