Browsing by Author "Pinheiro, Ana Margarida Polido"
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- Pessoa em situação crítica na transição segura do desmame ventilatório :Publication . Pinheiro, Ana Margarida Polido; Ramos, Filipe Alexandre MorgadoA Pessoa em Situação Crítica (PSC) na transição do Desmame Ventilatório (DV) experiencia um conjunto de adaptações necessárias perante os requisitos da mudança do suporte ventilatório utilizando a tecnologia, para a respiração espontanea. Conceptualizar o DV como uma transição, permite caraterizá-lo como um processo de mudança dinâmico e complexo, introduzindo temporalidade e sistematização, considerando o impacto dessa mudança na condição de saúde da PSC e família. O DV evidencia uma transição que progride de acordo com os padrões de respostas de adaptação da PSC às exigências de cada etapa, revelando a suscetibilidade da PSC ao risco de danos, de incidentes, ao sofrimento, e consequentemente revelando o risco de uma transição que aumenta o grau de vulnerabilidade da PSC. Considerando a natureza da problemática, tendo como foco de enfermagem a PSC e família, em transição, o referencial teórico norteador do pensamento foi a teoria de médio alcance de Afaf Meleis, a Teoria das Transições. A intervenção de enfermagem surge como condição facilitadora de uma transição saudável, através da compreensão abrangente da experiência da transição, perante a situação crítica da pessoa e família. As intervenções centradas na natureza da transição e nos padrões de resposta da PSC, têm como finalidade diminuir a vulnerabilidade da PSC através da prevenção e redução do risco, e minimizar o impacto dos fatores de risco modificáveis na experiência de transição. A elaboração deste relatório expressa o percurso de desenvolvimento de competências de mestre e de enfermeiro especialista, considerando as experiências, as reflexões, as atividades desenvolvidas nos contextos de estágio, assim como as competências adquiridas ao longo do curso de mestrado na área de especialização à PSC. A realização de uma revisão integrativa da literatura, permitiu sustentar uma prática baseada na evidência, e em simultâneo, com a reflexão e análise crítica sobre as experiências vivenciadas na prática clínica, permitiu a intervenção especializada de enfermagem.