Browsing by Author "Picado, Paulo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Centralização Vs Descentralização da Função Aprovisionamento na Estrutura Organizativa da Força Aérea PortuguesaPublication . Picado, PauloA Força Aérea Portuguesa assegura a operação dos seus meios aéreos com recurso à estrutura corporizada pelo seu Comando da Logística. Historicamente a função logística do aprovisionamento foi cometida à Direção de Abastecimento, como órgão centralizador das necessidades de material aeronáutico e serviços relacionados, independentemente da sua natureza. A redistribuição de funções do Comando Logístico operada em 1999, consistiu numa descentralização funcional das responsabilidades de compras pelas Direções Técnicas e Repartições, em função da classe do artigo. O propósito da presente investigação é analisar a transição de um paradigma de centralização das atividades de compras na Direção de Abastecimento, por oposição à descentralização destas mesmas compras pelos órgãos constituintes do Comando Logístico. Como metodologia para abordagem ao objeto de estudo foi adotada a sugerida por Quivy e Campenhoudt, tendo sido consultadas obras de referência da área temática, recolhidos testemunhos com recurso a entrevistas, e efetuada uma análise de dados disponíveis on line do Sistema de Informação de Gestão de Manutenção e Abastecimento, bem como do Sistema de Informação de Apoio à Gestão da Força Aérea. É caracterizado, em breve revisão de literatura, o corpo de conhecimentos teóricos afeto a esta temática e foram analisadas as metodologias implementadas ao longo dos anos na FAP, com detalhe relativo ao desempenho das mesmas através de indicadores explicativos do fenómeno. A investigação corroborou a redução dos prazos de decisão em relação a aquisições e decisões para reparação, não tendo sido validadas as hipóteses de redução de custos e de uniformização de modelos organizativos desta área nas Forças Armadas. Decorrente do estudo desenvolvido, preconizamos que a alteração resultante da redistribuição de funções do Comando Logístico teve o mérito de aproximar os gestores do terreno tendo todavia, afastado os recursos humanos da área técnica do seu core business em virtude da atribuição de tarefas de tramitação de processos aquisitivos, cuja prossecução poderia ser assegurada por uma entidade única, especializada, sem prejuízo da competência orçamental dos responsáveis pela gestão das frotas. Abstract: The Portuguese Air Force, ensures the operation of the air assets using the structure embodied by its Logistics and Administrative Air Force Command. Historically, the supply logistics function was committed to the Directorate of Supply as clearinghouse of the aeronautic equipment needs and related services, regardless of their nature. The Logistics Command functions redistribution was operated in 1999 and consisted of a decentralization of purchasing responsibilities among Technical Bureaus, based on the article class. The article class determined the identification of its governing body, including the Directorate of Aeronautical Mechanics, the Directorate of Electronics, the Armament Branch. The purpose of this study was to analyse the transition from a paradigm of centralized purchasing activities in the Directorate of Supply, as opposed to the decentralization of purchases by the different constituent departments of the Logistic Command. As a methodology to approach the study subject it was adopted the suggested by Raymond Quivy e Luc Van Campenhoudt (Quivy, et al., 1998), having been consulted the relevant books about the theme. Testimonies were collected through interviews, and it was performed an analysis of available online data systems: Management Maintenance and Supply Integrated System and Air Force Support Management Information System. It was characterized, through brief literature review, the body of theoretical knowledge related to the subject. We had also analysed the methodologies implemented over the years in the Portuguese Air Force, detailing the performance of indicators that explain the phenomenon. The investigation confirmed the reduction in decision time related to acquisitions and repair decisions, although it has not been validated neither assumptions for cost reduction, nor standardization of organizational models in this area in the Armed Forces. As a result of the study, we concluded that the responsibilities changes, in the Logistics Command, had the merit of moving managers closer to the field, however it implicated the dislocation of human resources from the technical area of its core business due to the acquisition procedures allocation, which could be further ensured by a single specialized entity, keeping the budget authority of the officer in charge of the fleet management.
