Browsing by Author "Pereira, Tatiana Filipa Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Amamentação em mulheres seropositivasPublication . Pereira, Tatiana Filipa Silva; Brandão, SóniaO presente relatório de estágio profissional, realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, relata o processo de aprendizagem durante os estágios, entre 07 de Fevereiro de 2023 e 07 de Janeiro de 2024. Este relatório tem como objetivo descrever e analisar o processo de aquisição e desenvolvimento de competências comuns e especificas do enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica, de acordo com as orientações do Regulamento das Competências, preconizados pela Ordem dos Enfermeiros (2019) e pela International Confederation of Midwives, no âmbito da Gravidez com complicações, Trabalho de parto e Parto e Puerpério. Para além da descrição do processo de aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica no âmbito dos cuidados de enfermagem especializados a grávidas, parturientes, puérperas e recém-nascidos, encontram-se descritas as experiências vivenciadas ao longo do estágio, bem como uma reflexão crítica das práticas observadas em ambiente hospitalar. Posteriormente, com o objetivo de desenvolver competências específicas no âmbito da investigação será apresentada uma revisão integrativa da literatura. Como estudante de mestrado em enfermagem de saúde materna e obstetrícia, a escolha do tema para esta revisão integração da literatura, motivada por uma inquietação pessoal, com o objetivo de analisar práticas e orientações sobre amamentação em mulheres seropositivas. Os resultados emergentes dos estudos analisados nesta revisão de literatura apontam para a necessidade de formação dos profissionais na promoção da amamentação em mulheres seropositivas, bem como para a falta de valorização da opinião e vontade da mulher, nestas circunstâncias, na escolha de como alimentar o seu bebé. No final deste relatório de estágio, será apresentada uma reflexão crítica sobre as diferentes competências adquiridas, a integração entre a componente teórica e prática, os aspetos facilitadores e dificultadores da aprendizagem e a capacidade de resolução de problemas.