Browsing by Author "Pereira, Sandra Irene Duarte Monteiro"
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- Gestão das Unidades de Saúde Familiar: A Perspetiva Dos Enfermeiros, Assistentes Técnicos e MédicosPublication . Pereira, Sandra Irene Duarte Monteiro; Pires, ReginaAs Unidades de Saúde Familiar (USF) foram um marco na reforma dos cuidados de saúde primários, ao contratualizarem objetivos, garantindo, aos utentes, acessibilidade, efetividade, eficiência e qualidade. São geridas/coordenadas apenas pelo médico coordenador – cargo que acumula com a medicina familiar –, que delega funções de gestão nos outros profissionais (enfermeiros, assistentes técnicos e médicos) no âmbito da gestão descentralizada das USF. Ao coordenador requer-se apenas que seja médico da equipa da USF, sem necessidade de formação em gestão. Considerou-se pertinente conhecer a perspetiva das equipas quanto à gestão/coordenação das USF e aos critérios de seleção para coordenador. O estudo pretende contribuir para melhorar a gestão das USF, com os seguintes objetivos: conhecer a perceção dos seus profissionais sobre os modelos de gestão; como organizam as respetivas atividades de gestão; compreender a sua perceção sobre as características/habilitações relevantes para o desempenho destas atividades; compreender o papel dos enfermeiros na gestão das USF; e conhecer as atividades de gestão nestas unidades. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo qualitativo, descritivo, exploratório. A colheita de dados foi efetuada através de entrevistas semiestruturadas a 15 participantes: enfermeiros, assistentes técnicos e médicos de um Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Norte de Portugal, a exercer funções em USF modelo B há mais de três anos. O software ATLAS-Ti serviu de ferramenta de apoio à análise de conteúdo, segundo os pressupostos de Bardin. Da análise dos dados, emergiram três domínios, que agregam as respetivas categorias e subcategorias: “Perceção sobre a gestão em uso na USF”, “Identificação do coordenador”; “Ambiente organizacional”. Constatou-se a necessidade de melhorar a gestão e liderança nas equipas, promovendo: comunicação interdisciplinar, relacionamento interpessoal, motivação, envolvimento dos profissionais. O estudo ressalva a importância de se reverem os termos de elegibilidade e mandato da coordenação, valorizando a formação em gestão e perfis adequados. Realça, ainda, a necessidade de investir na formação dos profissionais das USF, não só a nível científico, mas também em termos de desenvolvimento profissional e pessoal