Browsing by Author "Pereira, Milena Sofia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A utilização da expressão e educação físico-motora como indutor de aprendizagens do estudo do meioPublication . Pereira, Milena Sofia; Pereira, Ana; Freitas, José MiguelEsta investigação centra-se na interdisciplinaridade entre a Expressão e Educação Físico Motora e o Estudo do Meio, tendo como objetivo principal promover a prática de atividade físico-motora, motivando os alunos para aprendizagens na área curricular de Estudo do Meio. Deste modo, é apresentada uma reflexão sustentada em fatos reais, que apresenta e sustenta a grande vantagem da interdisciplinaridade. Neste sentido, a presente investigação teve como ponto inicial a questão: “De que modo uma abordagem interdisciplinar, partindo da Expressão e Educação Físico Motora, poderá facilitar as aprendizagens do Estudo do Meio? O quadro teórico apresentado foca-se essencialmente nas temáticas: Interdisciplinaridade; Relação interdisciplinar entre Expressão Físico-Motora e o Estudo do Meio; Expressão e Educação Físico-Motora; O papel Expressão e Educação Físico-Motora no processo ensino-aprendizagem; A influência do desenvolvimento motor no desempenho cognitivo; O Estudo do Meio; e, por fim, O ensino das ciências. É uma investigação que segue uma abordagem qualitativa e insere-se num paradigma interpretativo. Ao longo desta investigação participaram 16 alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos os alunos do 2.º ano para uma análise mais aprofundada das suas resoluções. A recolha de dados decorreu durante quatro semanas, correspondente ao período estabelecido para a realização do estágio curricular. Foi conseguida através da observação participante, de entrevista, de questionários e recolha documental. A proposta pedagógica englobou três tarefas que foram criadas e adaptadas por mim, tendo em consideração os conteúdos programáticos da área de Estudo do Meio a abordar. Os resultados do estudo sugerem um forte vínculo, nesta abordagem interdisciplinar, entre Expressão e Educação Física-Motora e o Estudo do Meio. Quando são postas em prática atividades físico-motoras verificamos que estas podem melhorar a aprendizagem na área de Estudo do Meio.