Browsing by Author "Pereira, Luciana da Silva"
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- A metodologia Doman no processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectualPublication . Pereira, Luciana da Silva; Batista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Este trabalho de Projeto centra-se na aplicação da metodologia de Glenn Doman no processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual, tendo como principal objetivo avaliar a sua adequação e eficácia neste contexto. A alfabetização, enquanto etapa fundamental do desenvolvimento infantil, apresenta desafios acrescidos para crianças com deficiência intelectual, exigindo abordagens pedagógicas adaptadas às suas necessidades específicas. Assim, este estudo surge da necessidade de explorar metodologias que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem da leitura, promovendo, consequentemente, o sucesso escolar destes alunos. Neste âmbito, a metodologia Doman, que enfatiza a estimulação precoce e o recurso a ferramentas visuais, revela-se uma abordagem promissora. Para a concretização dos objetivos propostos, adotou-se uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, recorrendo à observação direta e à planificação de uma ação formativa. Com esse propósito, foi ministrada uma formação com a duração de 2 horas e 25 minutos a uma professora experiente na área da alfabetização, na qual foram apresentados diapositivos explicativos sobre o método Doman e as suas potencialidades no ensino de crianças com deficiência intelectual moderada. Após a formação, a professora aplicou a metodologia com uma criança de 7 anos, utilizando estímulos visuais, nomeadamente flashcards. As interações foram observadas com o intuito de analisar a adequação do método ao processo de aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam que a metodologia Doman, ao privilegiar estímulos visuais e a repetição sistemática, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita em crianças com deficiência intelectual. Além disso, verificou-se que a personalização do ensino, ajustada às necessidades individuais do aluno, constitui um fator determinante para o aumento do seu envolvimento e progresso na aprendizagem.