Browsing by Author "Pereira, Isabel"
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- A dor no exercício profissional do enfermeiro, num serviço de urgência : processo de tomada de decisão, factores inibidores e estratégias de melhoriaPublication . Pereira, IsabelA dor constituiu um foco de atenção do exercício profissional dos enfermeiros. Neste sentido, este estudo aborda a actuação de enfermagem nos cuidados à pessoa com dor, num serviço de urgência, com privilégio sobre o diagnóstico, a intervenção e a respectiva documentação de cuidados. A sua finalidade consiste na melhoria da prática clínica e qualidade dos cuidados. O estudo decorre em quatro etapas. A primeira, com recurso à metodologia quantitativa, analisa 340 registos de enfermagem, no sentido da representação da dor e prática clínica de enfermagem. Esta constitui o alicerce do desenvolvimento da segunda etapa, em que, utilizando uma abordagem qualitativa, com a realização de 18 entrevistas aos enfermeiros, se pretende maior sustentabilidade para a interpretação da prática emergente. A terceira consiste na triangulação dos dados duas etapas precedentes, sendo na última etapa, efectuada a análise da prática clínica e identificadas as principais linhas orientadoras de intervenção. Os resultados encontrados sugerem que existem diferenças na avaliação da dor atendendo à capacidade de expressão e tipo de dor. Estas diferenças são estatisticamente significativas, face à prioridade clínica e área de atendimento. Quanto à intensidade da dor, verifica-se uma redução dos valores de intensidade entre o momento de entrada no serviço de urgência e o momento da alta clínica. Verificam-se lacunas na definição do enunciado diagnóstico, particularmente ao nível das características definidoras, e ao nível da intervenção de enfermagem, nomeadamente na implementação e valorização das medidas não farmacológicas de alívio da dor. Existem também, défices de conhecimentos, ao nível das normas de boa prática e sensibilização para a importância das medidas não farmacológicas de alívio da dor, verificando-se na maioria dos enfermeiros, a ausência de formação específica neste âmbito. As barreiras enunciadas são relativas ao contexto de cuidados, à pessoa/cliente, aos profissionais de saúde e à organização institucional. As estratégias sugeridas situam-se, na formação, na sensibilização para a temática e em mudanças ao nível das políticas de gestão e de cultura organizacional. Os resultados do estudo referem-se a um contexto particular de cuidados pelo que as conclusões devem ser consideradas neste âmbito. Sugerem-se outros estudos, no sentido da replicação do método em diferentes contextos de cuidados, e a implementação do plano de intervenção desenvolvido.
- Educational Interventions for Nursing Homes Support Workers During the Pandemic:Publication . Sousa, Diana; Pinto, Joana; Faria, José; Pereira, Isabel; Henriques, Maria Adriana; Henriques, Helgantroduction:The current pandemic caused by the circulation of the SARS-CoV-2virus places the population in general, and aging people living in nursing homes in particular, in a situation of great vulnerability, with a high risk of morbidity and mortality. In these contexts, educational interventions with professionals have shown to be associated with changes in practices. However, data on educational interventions carried out in a pandemic situation in these contexts are still scarce, as well as their content and/or methodologies used. Goal:We aimed to describe educational interventions for nursing home support workers during the COVID-19 pandemic. Methods:An integrative literature review was carried out. Results:Of the 349articles identified, 4 were included in the final sample. The results show that the educational programs aimed at nursing home employees, including support workers, have great variability in terms of intervention, target audience, content, duration, how it is made available, and the scientific area of the trainers. There seems to be an association between the education provided and the reduction of virus transmission. Conclusions:This integrative review points to the importance of educational interventions, taught by health professionals, with support workers, as a way of preventing the transmission of SARS-CoV-2in nursing homes and reducing morbidity and mortality rates. Distance learning proves to be an educational opportunity for people in remote locations. Face-to-face training was also shown to be essential in demonstrating and training safe care practices. We recommend future research to achieve greater consistency in the conclusions.
- Intervenções educativas para ajudantes de ação direta de estruturas residenciais para pessoas idosas durante a pandemia:Publication . Sousa, Diana; Pinto, Joana; Faria, José Silva; Pereira, Isabel; Henriques, Maria Adriana; Henriques, HelgaIntrodução. A atual pandemia de COVID-19, provocada pela circulação do vírus SARS-CoV-2, coloca a população em geral, e os idosos em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) em particular, numa situação de grande vulnerabilidade, com um risco elevado de morbilidade e mortalidade. Nestes contextos, as intervenções educativas junto dos profissionais demonstraram estar associadas a mudanças de práticas. Contudo, são ainda escassos os dados sobre as intervenções educativas realizadas em situação pandémica nestes contextos, bem como o seu conteúdo e/ou metodologias utilizadas. Objetivo. Foi nosso objetivo descrever as intervenções educativas para Auxiliares de Ação Direta de ERPI durante a pandemia de COVID-19. Métodos. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura. Resultados. Dos 349 artigos identificados, 4 integraram a amostra final. Os resultados mostram que os programas educativos dirigidos aos profissionais das ERPI, onde se incluem as Ajudantes de Ação Direta, apresentam uma grande variabilidade em termos de intervenção, público-alvo, conteúdos, duração, forma como é disponibilizado e área disciplinar dos formadores. Parece existir uma associação entre a educação disponibilizada e a redução da transmissão do vírus. Conclusões. Esta revisão integrativa vem apontar para a importância das intervenções educativas, ministradas por profissionais de saúde, junto das AAD, como forma de prevenir a transmissão do SARS-CoV-2 em ERPI e reduzir as taxas de morbilidade e mortalidade. O ensino à distância revela-se uma oportunidade de educação para as pessoas em locais remotos, com dificuldades no acesso presencial. A formação presencial mostrou-se também como essencial na demonstração e treino de práticas de cuidados seguros. Recomenda-se a realização de investigação no futuro para obter uma maior consistência nas conclusões.