Browsing by Author "Pereira, Fabiana Gonçalves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância da marca nas organizações desportivasPublication . Pereira, Fabiana Gonçalves; Fonseca, José Manuel; Portugal, MiguelNa atualidade torna-se evidente o impacto que as organizações desportivas assumem na sociedade, destacando-se uma modalidade, já há muito apelidada de desporto-rei: o futebol. Esta modalidade conquistou multidões em todo o mundo, transformando este desporto numa indústria capaz de gerar um grande volume de receitas. Neste sentido, o sentido de pertença e de identificação que os adeptos têm em relação à equipa mantém-se constante ao longo do tempo, independentemente do número de vitórias desse mesmo clube. E é neste âmbito que o presente trabalho está inserido. Como o próprio título indica, o presente trabalho de investigação, procura entender a importância da marca nas organizações desportivas, tendo como principal foco um dos três grandes clubes do futebol nacional, o Sport Lisboa e Benfica (SLB). Ou seja, entender de que forma é que a marca Benfica é utilizada como ferramenta estratégica na gestão do clube e os resultados que a mesma provoca. Através de estudos realizados pela consultora Brand Finance, conclui-se que, em termos de resultados nacionais, o SLB nos anos de 2005 até 2010 manteve o seu brand equity constante, conseguindo resultados que lhe garantiam uma posição atrás do seu rival Futebol Clube do Porto (FCP) e à frente do Sporting Clube de Portugal (SCP). No entanto, a partir de 2011 o clube da Luz deixou os seus concorrentes nacionais para trás e focou-se no seu crescimento, tendo conseguido posicionar-se pela primeira vez entre as 30 marcas mais valiosas de futebol da europa (28º lugar). Um ano depois sofre uma queda de posição que não lhe permite a conquista de um lugar no ranking dos melhores mas, a partir de 2013, a situação converte-se e o clube dos encarnados começa a destacar-se a nível mundial. A partir deste ano o clube garante o seu lugar ao lado das marcas mais valiosas à escala mundial, conseguindo manter-se até à atualidade neste ranking das 50 mais valiosas. Com base nestas conclusões, o desenvolvimento do Sport Lisboa e Benfica não teve como causa principal os seus resultados desportivos, destacando-se, assim, o papel da marca e a importância e influência que a mesma assume no crescimento e sustentabilidade da organização.