Browsing by Author "Pereira, Ana Sofia Duarte"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Cuidar do cliente pediátrico com doença crónicaPublication . Pereira, Ana Sofia Duarte; Diogo, PaulaO Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem apresenta-se como um profissional que se encontra presente em vários contextos da prestação de cuidados de saúde, deparando-se frequentemente com o cliente pediátrico (criança/jovem e cuidadores familiares) em qualquer fase do seu processo de saúde-doença. Este relatório retrata todo o percurso formativo que permitiu a aquisição de competências na área de especialização referida, que abrangeu diversos contextos da prática em enfermagem pediátrica. O processo de aquisição de competências teve por base o desenvolvimento de um projeto de estágio, cuja problemática da doença crónica em idade pediátrica foi objeto de estudo. A metodologia de trabalho utilizada foi a descritiva, analítica e reflexiva, sustentada na evidência científica de enfermagem e de outras disciplinas, mobilizada ao longo da experiência formativa. Ao considerar que os cuidados de enfermagem têm em conta a totalidade e a individualidade da pessoa, qualquer que seja o cliente alvo, foi mobilizado o Modelo de Sistemas da Teórica de Enfermagem de Betty Neuman como conceção teórica dominante. Este referencial defende que os clientes são vistos como um todo cujas partes estão em interação dinâmica, considerando que, simultaneamente, existem cinco variáveis que podem ser afetadas no sistema-cliente por uma diversidade de fatores de stress associados aos processos de saúde-doença. As atividades realizadas em cada um dos contextos de estágio estão espelhadas neste relatório, e permitiram a identificação e apropriação das intervenções de enfermagem direcionadas a cada uma das variáveis do sistema-cliente pediátrico e numa lógica de cuidado humano e holístico. O contacto com crianças e jovens com doença crónica e seus cuidadores familiares possibilitou o desenvolvimento de competências no âmbito da problemática em estudo.