Browsing by Author "Palhares, Daniel Almeida"
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- Cocriação remota entre equipes de agências publicitárias portuguesas: uma nova era de trabalhoPublication . Palhares, Daniel Almeida; Esteves, Sofia DinisAtualmente podemos observar que o mercado de trabalho sofreu inúmeras mudanças por causa da pandemia causada pelo COVID-19. Processos que antes eram presenciais, agora passam a ser cada vez mais realizados remotamente através de ferramentas digitais, as quais estão em constante evolução de acordo com o ambiente. Além da modernização tecnológica, os processos cocriativos também transitaram para o mundo virtual, sendo cada vez mais utilizados pelas empresas e agências, ao mesmo tempo que o lado humano no trabalho em equipe se tronou cada vez mais exigente e desafiante. Apesar do uso contínuo da cocriação, a maioria dos estudos retratam as interações entre grandes marcas e a sociedade, mas pouco sobre como se desenvolvem tais momentos dentro das agências de publicidade, especialmente em ambientes remotos. Deste modo, torna-se imprescindível investigar como os processos co criativos, junto as novas ferramentas digitais, podem impactar nos momentos co criativos realizados de forma remota, pelas equipas de agências publicitárias portuguesas. A metodologia de pesquisa adotada foi realizada em duas etapas: uma primeira de caráter qualitativo, e uma segunda de caráter quantitativo. A abordagem qualitativa foi realizada através de entrevistas online realizadas a diretores criativos das agências, com intuito de compreender como estão a ocorrer os processos de cocriação remota, que ferramentas utilizam e quais barreiras e aspetos positivos são promovidos com a utilização destes processos de forma remata. A segunda fase da pesquisa, implementada através de um inquérito online, destinado aos profissionais dos diferentes setores que uma agência possui, visou compreender se o conceito de cocriação de cada profissional é similar ao dos seus líderes, aspetos positivos e negativos de cada etapa do processo cocriativo realizado remotamente, que ferramentas digitais os auxiliam, qual a frequência da cocriação remota, bem como analisar se os pontos negativos das etapas co criativas servem de motivos para influenciar na produtividade dos profissionais, afetando sua saúde emocional e psicológica. Após todas as duas análise, foi possível compreender que os processos cocriativos estão cada vez mais frequentes no ambiente de trabalho remoto, profissionais de diversas áreas já possuem experiência e conhecimento sobre o assunto, entretanto, por se tratar de um ambiente a distância, os momentos cocriativos acabam por sofrer com o impasse entre o racional e o emocional. A falta de motivação correta e as limitações do mundo virtual no dia a dia, são algumas das causas que acabam por prejudicar a qualidade na entrega dos projetos. Tudo isso passa a gerar novos desafios a serem estudados e enfrentados.