Browsing by Author "Oliveira, Ana Rita dos Santos"
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- Cuidados à pessoa com alterações da função renal em programa regular de hemodiálise: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação CrónicaPublication . Oliveira, Ana Rita dos Santos; Sousa, ClementeA pessoa em situação crónica vivencia um estado de doença persistente, que provoca incapacidades e necessidade de adaptação, pelo que os cuidados de enfermagem incidem na sua prevenção, promoção de estilos de vida saudáveis, promoção de processos de adaptação, autogestão do regime terapêutico e capacitação da pessoa/família. A doença renal crónica é um problema de saúde pública global e com impacto considerável na qualidade de vida da pessoa. O início da hemodiálise requer a necessidade de adaptação a um tratamento contínuo e incorporação de um regime terapêutico complexo. Conduz a consideráveis mudanças na vida da pessoa, originadas pela vivência da transição. É coerente que seja exigido ao enfermeiro o aprimoramento das suas competências, focadas na clínica, bem como nas capacidades humanas, comunicacionais, relacionais, responsabilidade profissional, investigação e produção de conhecimento atual. Os cuidados de enfermagem especializados assumem assim um papel crucial, com foco na promoção do processo de transição e de comportamentos de autocuidado. O desenvolvimento do estágio de natureza profissional teve dois grandes propósitos, a concretização de um projeto desenvolvimento profissional nos cuidados à pessoa com alterações da função renal em programa regular de hemodiálise e a integração desse mesmo projeto no desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista, com foco no desenvolvimento de cuidados especializados. O presente relatório, elaborado no âmbito do estágio de natureza profissional - módulo II, inserido no plano de estudos do Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica da Escola Superior de Enfermagem do Porto, pretende refletir o percurso de desenvolvimento das competências conducentes à especialização em enfermagem. Utilizou-se uma metodologia descritiva e reflexiva sustentada numa componente teórica que refletiu os saberes teóricos e práticos, bem como as competências desenvolvidas neste percurso. São apresentados dois casos clínicos experienciados, em que a partir da ontologia de enfermagem em sintonia com a evidência científica disponível foi possível a tomada de decisão e a prestação de cuidados especializados em situações concretas de prática clínica. Tendo em conta as fases de adaptação relativamente ao tratamento de hemodiálise, as escolhas destes casos clínicos depreendem-se com os objetivos que delineei, no que respeita ao desenvolvimento de competências na promoção do processo de transição da pessoa, identificação de necessidades da pessoa a iniciar hemodiálise, promoção da autogestão do regime dietético, gestão e vigilância de sinais/sintomas e prevenção/controlo de infeção no contexto de prestação de cuidados.
- Promoção do conforto da pessoa com cancro de cabeça e pescoço em fim de vida e família :Publication . Oliveira, Ana Rita dos Santos; Neves, Sandra Cristina da SilvaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de estágio com relatório do 3º semestre do 12º Curso de Mestrado/Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente de Enfermagem Oncológica. Exercendo funções num Serviço de Otorrinolaringologia e, contatando diariamente com pessoas com CCP, verifico, após reflexão pessoal, que esta população sofre um enorme impacto no seu conforto, em particular, no fim de vida, sendo uma perceção igualmente partilhada pelos colegas do serviço. Além disso, a equipa de enfermagem refere sentir dificuldades na prestação de cuidados promotores do conforto, nomeadamente, no controlo de sintomas do foro físico, psicológico, social e espiritual a esta população e sua família. Deste modo, com a elaboração deste relatório, pretendo demonstrar o processo de desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista na intervenção de enfermagem à pessoa com CCP em fim de vida e sua família, contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados e promover o seuconforto. Sustentada na metodologia de projeto, realizei três estágios onde, nos dois primeiros, potenciou-se um processo de desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e pessoais para o cuidar da pessoa em fim de vida. No último estágio, apliquei o que foi desenvolvido em termos de competências de enfermeiro especialista bem como capacitei a equipa de enfermagem através da realização de duas formações onde foram apresentadas as intervenções de enfermagem promotoras do conforto à pessoa com CCP em fim de vida e família, conteúdos acedidos através da revisão da literatura e observação da prática de cuidados. Foram ainda elaborados e apresentados um guia orientador de cuidados dirigido aos enfermeiros do Serviço de ORL que será uma ferramenta chave para a prática bem como um protocolo de articulação com a EIHSCP que permitirá estruturar a resposta às necessidades de cuidados paliativos da pessoa com CCP através da parceria entre as equipas de enfermagem dos Serviços ORL – internamento e da EIHSCP, sendo que ambos irãopotenciar uma resposta mais precoce e de qualidade pela equipa de enfermagem e contribuir para a promoção do conforto da pessoa em fim de vida e família.
- A relação com as famílias em educação de infância: a importância da colaboraçãoPublication . Oliveira, Ana Rita dos Santos; Pires, Ana Luísa de OliveiraO presente relatório do Projeto de Investigação do Mestrado em Educação Pré-Escolar tem como foco o tema - a relação das famílias com os contextos educativos de creche e de jardim de infância. Centra-se, como principal objetivo, na compreensão da interação de ambos os contextos, assim como no papel do educador para estudar e encontrar estratégias que promovam a relevância positiva no desenvolvimento da criança, neste caso, das equipas pedagógicas com as famílias. Neste projeto estão incluídas informações pertinentes para relatar experiências vivenciadas e recolhidas através dos períodos de estágio realizados em dois contextos distintos, na creche e no jardim de infância. Advém também das reflexões de práticas pedagógicas das educadoras cooperantes bem como, das minhas intervenções enquanto estagiária e estudante. Enquanto estagiária procurei conhecer as conceções das educadoras cooperantes face a esta temática através dos momentos de diálogo entre as equipas pedagógicas e os familiares das crianças, questionando inúmeras vezes a educadora de qual a estratégia que utilizava para que houvesse colaboração entre os dois contextos. A realização do presente estudo segue o paradigma interpretativo da investigação qualitativa e baseia-se nos princípios da investigação-ação. Recorri a diferentes procedimentos de recolha de informação discriminados ao longo do relatório, sendo estes: observação participante, notas de campo, registos multimédia e o inquérito por questionário (aplicado às educadoras cooperantes). Utilizei também no tratamento de informação a análise e pesquisa documental dos projetos pedagógicos de sala. É também feita uma abordagem à importância que o educador estabelece na sua interação com as famílias, sendo fundamental criar uma comunicação entre os pais e os educadores, e para que isso aconteça nada melhor do que proporcionar atividades entre a escola e o ambiente familiar (Costa, 2016). Neste sentido estão apresentadas e interpretadas as intervenções realizadas nos contextos educativos de estágio que servem como base para este estudo e também, ainda na importância do papel do educador na definição de estratégias que beneficiam, otimizam e promovem essa relação podendo existir obstáculos que nela interfiram. Para concluir, exponho as minhas considerações finais face à temática em estudo no desenvolvimento e concretização deste relatório de projeto.