Browsing by Author "Nunes, Joana Isabel Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A expressão e educação artística enquanto indutora da aprendizagem de conceitos geométricosPublication . Nunes, Joana Isabel Ferreira; Delgado, Catarina; Fialho, FilipeEste estudo tem como objetivo compreender de que modo tarefas da área da Expressão e Educação Artística podem contribuir para a aprendizagem de conceitos geométricos. A fundamentação teórica integra os seguintes temas: a importância da Geometria, a Geometria nas orientações curriculares, a aprendizagem da Geometria, a relevância e lugar no 1.º ciclo do ensino básico da Expressão e Educação Artística e ao ensino da Geometria tirando partido desta área. A metodologia deste estudo segue uma abordagem qualitativa, na modalidade de investigação-ação. Nele participaram 20 alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade. A recolha de dados decorreu durante quatro semanas no período de estágio. Foi efetuada através da observação participante, inquérito por questionário e recolha documental. A proposta pedagógica englobou quatro pares de tarefas que articulam as duas áreas curriculares acima referidas. Para o efeito, foram utilizadas tarefas do manual adotado e outras concebidas especificamente para este projeto. As conclusões deste estudo evidenciam que no âmbito da realização articulada de tarefas da área da Expressão e Educação Artística e da Matemática: (i) a execução de movimentos com o corpo associados a conceitos geométricos parecem contribuir para a compreensão desses mesmos conceitos, (ii) os alunos tendem a revelar mais dificuldades na representação dos conceitos geométricos em papel do que em executar movimentos com o corpo associados a esses conceitos, (iii) tarefas da área da Expressão e Educação Artística que envolvam o uso intencional de vocabulário específico da Geometria parecem facilitar a sua apropriação e (iv) os alunos parecem revelar mais dificuldades na realização de tarefas que exijam a interpretação de frases escritas, comparativamente com situações que conduzem à sua representação. No que respeita às perceções sobre a aprendizagem evidenciadas pelos alunos quando envolvidos neste tipo de trabalho interdisciplinar, estes parecem reconhecer que efetuaram aprendizagens de conceitos geométricos quando realizam tarefas no âmbito da área da Expressão e Educação Artística, ainda que manifestem maior apreço pela realização de tarefas desta área.
