Browsing by Author "Nunes, Filipa"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Audição e Comportamento Expressivo na Creche: Música e Expressão PlásticaPublication . Nunes, Filipa; Corte-Real, MariaO presente relatório científico assenta no paradigma da investigação qualitativa, tendo o investigador uma observação participante, descrevendo objetivamente o contexto em que está inserido, colocando a sua interpretação do que observa. Neste processo, o investigador recolhe os dados fazendo descrições rigorosas e detalhadas do que está a observar, tendo em conta o contexto onde está inserido, através de notas de campo. Pretende esclarecer o que observa, dando-lhe o seu próprio sentido das situações que visualiza. Este processo leva o investigador a desenvolver uma prática reflexiva, questionando a realidade onde está inserido. Neste sentido, este estudo aborda uma problemática: “Como caracterizar mais-valias na ligação entre a audição musical e expressão plástica no exercício pedagógico com crianças entre os 12 e os 24 meses”, possibilitando a compreensão da influência que a música tem sobre a criança quando estas desenvolvem atividades de expressão plástica. Propomos um estudo que dê resposta à questão emergente, analisando a análise e recolha de dados, traduzidos nas questões orientadoras. Estes aspetos ajudam-nos a compreender como o educador pode ajudar a criança a usufruir de forma livre e espontânea destas duas expressões aliadas uma com a outra. A importância deste estudo assenta na preocupação que o educador deve manifestar no desenvolvimento da criança, promovendo aprendizagens prazerosas, autoconfiança e autonomia. Relativamente ao valor deste tipo de exploração, penso que todas as experiências que se puder proporcionar à criança desta faixa etária são mais-valias, desde que lhes seja atribuída uma intencionalidade. Estes primeiros anos de vida são essências para o seu desenvolvimento, tendo o adulto um papel fundamental. No que diz respeito à expressão plástica, os cuidados do educador devem ser sempre o de não procurar a estética do que a criança realiza, pois não é isso que vai ajudar a criança no seu desenvolvimento, mas sim a apreciação do conteúdo emocional que aquela criação apresenta. Este estudo é baseado em referências teóricas como Santos (2009), Sousa (2003), Gordon (2008) e Amado (1999), entre outros, que abordam aprendizagens musicais em creche, a importância da via emocional nas expressões e a educação pela arte.
- Cross-cultural Adaptation and Validation of the Quebec Back Pain Disability Scale to European Portuguese LanguagePublication . Cruz, Eduardo Brazete; Fernandes, Rita; Carnide, Filomena; Vieira, Ana; Moniz, Sara; Nunes, FilipaLow back pain (LBP) is an extremely commonly health condition. It is a musculoskeletal complaint affecting most people at some point in their lives and the consequent health care, community, and personal costs are considerable.The clinical course of acute LBP has been described as initially favorable; however, beyond 6 weeks,only very small reductions in mean pain and disability seem to occur. According to a recent meta-analysis 6 individuals with persistent LBP are expected to have moderate levels of pain and disability. In these individuals, pain can fl uctuate over time with recurrences or exacerbations and has a major impact on their functionality. In the majority of the situations (85%), chronic LBP (CLBP) could not be assigned to a recognizable, known,specifi c pathology 15 , 16 and it is most accurately labeled as nonspecific CLBP (NSCLBP). Individuals with NSCLBP are commonly referred to physiotherapy services, 17 where reducing pain and disability are the main treatment goals and outcomes.The Quebec Back Pain Disability Scale (QBPDS) is one of the most recommended questionnaires to assess functional disability associated with LBP. It was developed as a measure of “functional disability,” which was defined by the authors as “perceived difficulty associated with simple physical activities.” It is a self-administered, 20-item questionnaire where patients are asked to rate their degree of difficulty in performing a specifi c activity from 0 (“not diffi cult at all”) to 5 (“unable to do”) in each item. The QBPDS score ranges from 0 to 100, with high values indicating higher levels of disability. The QBPDS has been extensively tested and is generally acknowledged to have good validity, reliability, and responsiveness. It has been translated and culturally adapted into different languages, including Portuguese from Brazil. However, the cultural and linguistic differences between the European Portuguese and the Brazilian Portuguese languages inhibit the use of the Brazilian version among Portuguese people. Therefore, the aim of this study was to conduct the crosscultural adaptation of the Portuguese version of the QBPDS and investigate its reliability and validity in patients with CLBP. This article is part of a larger research project aiming to validate tools with clinical relevance.
