Browsing by Author "Nunes, Carlos"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- ANÁLISE DE RISCO: INFORMAÇÃO PARA A ESTIMAÇÃO QUALITATIVA RISK ANALYSIS: INFORMATION FOR QUALITATIVE ESTIMATIONPublication . Nunes, Carlos; Thomaz, João; Santos, EuláliaEste artigo aborda a investigação produzida sobre a satisfação do cliente interno e externo da Administração Pública. Para o estudo empírico foi efetuada uma consistente revisão de literatura na qual foram elaborados dois questionários, um para cada tipo de cliente, aplicados em instituições públicas de Leiria, onde constam as variáveis: qualidade dos serviços, satisfação, motivação e competências e atributos. Verificou-se que a motivação influencia positivamente a satisfação do cliente interno, com a motivação a conduzir a esse aumento. As competências e atributos influenciam positivamente a satisfação do cliente interno, ou seja, contribuem para aumento da satisfação, assim como, a motivação do cliente, contribuindo para o aumento da motivação. Relativamente ao cliente externo, verificou-se que a qualidade dos serviços influencia positivamente a satisfação do cliente, isto é, a melhoria da qualidade dos serviços conduz a um aumento da satisfação.
- Carreiras de Tiro de Artilharia Antiaérea Temporárias e FixasPublication . Nunes, CarlosO Presente Trabalho de Investigação Aplicada (TIA), intitula-se “Carreiras de Tiro de Artilharia Antiaérea Temporárias e Fixas”. No sentido do tema ao qual se subordina a investigação, pretende-se analisar qual o sistema de armas que melhor se adequa ao Exército Português, tendo em conta as caraterísticas do mesmo essencialmente a tipologia dos sistemas de armas atuais e os previstos em Lei de Programação Militar. Desta forma, com a presente investigação, pretende-se tecer um contributo para o Exército Português, bem como para a Artilharia Antiaérea. Este contributo passa por entender duas questões fundamentais: “qual o sistema de armas que melhor se adequa às caraterísticas do Exército Português?” e “onde poderia existir uma Carreira de Tiro de Artilharia Antiaérea Fixa, em Portugal?”. Ao longo da investigação, foi levada a cabo uma “ponte” entre a teoria e a prática, sempre que se verificou possível, por exemplo, ao analisar o exercício Neptuno, realizado em 2014. No sentido de sustentar o mais possível a investigação realizada, foi efetuada uma pesquisa documental, subordinada ao tema em questão. Foram também efetuadas entrevistas, a ilustres Oficiais de Artilharia, no sentido de dar um maior sustento à pesquisa realizada.
- Determinants of the Use of Health and Fitness Mobile Apps by Patients With Asthma: Secondary Analysis of Observational StudiesPublication . Neves, Ana Luisa; Jácome, Cristina; Taveira-Gomes, Tiago; Pereira, Ana Margarida; Almeida, Rute; Amaral, Rita; Alves-Correia, Magna; Mendes, Sandra; Chaves-Loureiro, Cláudia; Valério, Margarida; Lopes, Cristina; Carvalho, Joana; Mendes, Ana; Ribeiro, Carmelita; Prates, Sara; Ferreira, José Alberto; Teixeira, Maria Fernanda; Branco, Joana; Santalha, Marta; Vasconcelos, Maria João; Lozoya, Carlos; Santos, Natacha; Cardia, Francisca; Moreira, Ana Sofia; Taborda-Barata, Luís; Pinto, Cláudia Sofia; Ferreira, Rosário; Morais Silva, Pedro; Monteiro Ferreira, Tania; Câmara, Raquel; Lobo, Rui; Bordalo, Diana; Guimarães, Cristina; Espírito Santo, Maria; Ferraz de Oliveira, José; Cálix Augusto, Maria José; Gomes, Ricardo; Vieira, Inês; da Silva, Sofia; Marques, Maria; Cardoso, João; Morete, Ana; Aroso, Margarida; Cruz, Ana Margarida; Nunes, Carlos; Câmara, Rita; Rodrigues, Natalina; Abreu, Carmo; Albuquerque, Ana Luísa; Vieira, Claúdia; Santos, Carlos; Páscoa, Rosália; Chaves-Loureiro, Carla; Alves, Adelaide; Neves, Ângela; Varanda Marques, José; Reis, Bruno; Ferreira-Magalhães, Manuel; Almeida Fonseca, JoãoBackground: Health and fitness apps have potential benefits to improve self-management and disease control among patients with asthma. However, inconsistent use rates have been reported across studies, regions, and health systems. A better understanding of the characteristics of users and nonusers is critical to design solutions that are effectively integrated in patients’ daily lives, and to ensure that these equitably reach out to different groups of patients, thus improving rather than entrenching health inequities. Objective: This study aimed to evaluate the use of general health and fitness apps by patients with asthma and to identify determinants of usage. Methods: A secondary analysis of the INSPIRERS observational studies was conducted using data from face-to-face visits. Patients with a diagnosis of asthma were included between November 2017 and August 2020. Individual-level data were collected, including age, gender, marital status, educational level, health status, presence of anxiety and depression, postcode, socioeconomic level, digital literacy, use of health services, and use of health and fitness apps. Multivariate logistic regression was used to model the probability of being a health and fitness app user. Statistical analysis was performed in R. Results: A total of 526 patients attended a face-to-face visit in the 49 recruiting centers and 514 had complete data. Most participants were ≤40 years old (66.4%), had at least 10 years of education (57.4%), and were in the 3 higher quintiles of the socioeconomic deprivation index (70.1%). The majority reported an overall good health status (visual analogue scale [VAS] score>70 in 93.1%) and the prevalence of anxiety and depression was 34.3% and 11.9%, respectively. The proportion of participants who reported using health and fitness mobile apps was 41.1% (n=211). Multivariate models revealed that single individuals and those with more than 10 years of education are more likely to use health and fitness mobile apps (adjusted odds ratio [aOR] 2.22, 95%CI 1.05-4.75 and aOR 1.95, 95%CI 1.12-3.45, respectively). Higher digital literacy scores were also associated with higher odds of being a user of health and fitness apps, with participants in the second, third, and fourth quartiles reporting aORs of 6.74 (95%CI 2.90-17.40), 10.30 (95%CI 4.28-27.56), and 11.52 (95%CI 4.78-30.87), respectively. Participants with depression symptoms had lower odds of using health and fitness apps (aOR 0.32, 95%CI 0.12-0.83). Conclusions: A better understanding of the barriers and enhancers of app use among patients with lower education, lower digital literacy, or depressive symptoms is key to design tailored interventions to ensure a sustained and equitable use of these technologies. Future studies should also assess users’ general health-seeking behavior and their interest and concerns specifically about digital tools. These factors may impact both initial engagement and sustained use.
- A SATISFAÇÃO DO CLIENTE NO FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM LEIRIAPublication . Nunes, Carlos; Thomaz, João; Santos, EuláliaEste artigo aborda a investigação produzida sobre a satisfação do cliente interno e externo da Administração Pública. Para o estudo empírico foi efetuada uma consistente revisão de literatura na qual foram elaborados dois questionários, um para cada tipo de cliente, aplicados em instituições públicas de Leiria, onde constam as variáveis: qualidade dos serviços, satisfação, motivação e competências e atributos. Verificou-se que a motivação influencia positivamente a satisfação do cliente interno, com a motivação a conduzir a esse aumento. As competências e atributos influenciam positivamente a satisfação do cliente interno, ou seja, contribuem para o aumento da satisfação, assim como, a motivação do cliente, contribuindo para o aumento da motivação. Relativamente ao cliente externo, verificou-se que a qualidade dos serviços influencia positivamente a satisfação do cliente, isto é, a melhoria da qualidade dos serviços conduz a um aumento da satisfação.