Browsing by Author "Neves, Alexandre Assunção das"
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- A influência dos apelos racionais e emocionais na publicidade televisivaPublication . Neves, Alexandre Assunção das; Bilro, RicardoDevido a relevância da publicidade televisiva como um meio de comunicação entre uma determinada empresa e o telespectador, torna-se crucial abordar uma questão que pode trazer grandes benefícios para ambos. Além de apresentar produtos e serviços, a publicidade também pode influenciar os indivíduos por meio da sua capacidade de persuasão e, assim, atrair um grande número de consumidores. Entre as inúmeras ferramentas de persuasão, considerei os apelos racionais e emocionais, que são utilizados há anos a partir da retórica de Aristóteles (logos e pathos), mas que mostram ainda serem eficazes nos dias de hoje. Neste contexto, pretende-se saber qual destes dois apelos exercem maior influência no telespectador. Baseado em uma bibliografia composta por livros, dissertações e artigos científicos foi possível compreender os temas que envolvem este estudo e utilizar uma metodologia capaz de responder as hipóteses e ao objetivo geral. Este estudo permitiu concluir que ambos os apelos racionais e emocionais exercem alguma influência sobre os telespectadores e podem ser consideradas ótimas ferramentas de persuasão. No entanto, também concluiu-se que os apelos emocionais influenciam mais do que os apelos racionais nas publicidades televisivas. Acredita-se que este estudo será de suma importância para aqueles que buscam entender e aprofundar-se um pouco mais sobre esta temática. Além disso, os resultados poderão ser úteis para futuras pesquisas e para os setores de marketing das empresas, na medida em fornece dados que proporcionam um melhor entendimento destas duas ferramentas de persuasão, permitindo desse modo, definir estratégias de marketing mais eficazes e assim posicionarem-se num mercado com uma vantagem frente a concorrência. Por se tratar de uma amostra por conveniência, este estudo limita-se a uma compreensão do universo em que está inserido, mas que não pode ser considerado como uma verdade absoluta. Portanto, recomenda-se que, em pesquisas futuras, sejam consideradas amostras probabilísticas com maior abrangência. Além disso, aconselha-se também considerar uma análise bilateral e a comparação das concordâncias sobre os apelos racionais e emocionais com os dados sociodemográficos.