Browsing by Author "Neto, Alexandre Manuel Coutinho"
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- Sinistralidade rodoviária em Portugal: O problema da elevada vulnerabilidade da população idosa ao risco de acidente viárioPublication . Neto, Alexandre Manuel Coutinho; Machado, Paulo Filipe Sousa Figueiredo; Pereira, Pedro Miguel da SilvaO envelhecimento da população ao nível mundial, mas também no panorama nacional, tem vindo a aumentar a passos largos, colocando novos desafios à segurança rodoviária, especialmente no que diz respeito à elevada vulnerabilidade da população idosa (≥ 65 anos), enquanto condutores e peões, ao risco de acidente de viação. A presente dissertação, a partir de uma metodologia científica mista, recolheu, analisou e debateu um vasto leque de dados não só quantitativos como também qualitativos. Desta forma, foram utilizados dados provenientes de diferentes fontes, desde logo da Direção-Geral da Política de Justiça, da Polícia de Segurança Pública e da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (Boletins Estatísticos de Acidente de Viação e Relatórios Anuais de sinistralidade rodoviária) acerca da sinistralidade rodoviária, nomeadamente não só de Portugal como também da cidade de Lisboa, com especial foco para a área de jurisdição da Polícia de Segurança Pública. A partir de uma análise holística, mas também humana, foi possível cruzar este dados quantitativos com os dados qualitativos das observações diretas e dos brainstormings realizados na cidade de Lisboa, capacitando a investigação de concluir com rigor que existem diversas vulnerabilidades associadas aos idosos, mas também fragilidades e deficiências associadas às infraestruturas urbanas e ao próprio ecossistema rodoviário, não descurando a maior exposição ao risco por parte desta faixa etária. A partir das conclusões desta investigação foi possível recolher um conjunto de informações e dados imperativos à elaboração de políticas públicas de prevenção e diminuição deste problema. Acima de tudo, aliadas à Visão Zero 2030, pretende-se que esta investigação fomente a elaboração de estratégias, políticas e medidas que visem a construção de um ecossistema rodoviário cada vez mais seguro, inclusivo e digno para todas as faixas etárias, com especial foco para as pessoas com ≥ 65 anos.