Browsing by Author "Navalha, Susete Paula de Faria Rosa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A intenção de compra de produtos Eco-friendly: fatores que influenciam a escolhaPublication . Navalha, Susete Paula de Faria Rosa; Lopez, AníbalO grande avanço tecnológico verificado no século XX, levou a um consumo desenfreado e inconsciente dos recursos não renováveis do planeta e também a um aumento da poluição nos mais variados ecossistemas. Este consumo exagerado, e a consequentemente destruição da Natureza, levou à uma mudança de mentalidades ao nível social. Hoje em dia, os consumidores possuem mais informação e conhecimento sobre as questões ambientais, o que se reflete nas suas decisões de compra, sendo que hoje em dia é comum a compra de produtos Eco-Friendly, ou seja, produtos considerados ecológicos e sustentáveis, com o mínimo de prejuízo relativamente ao meio ambiente. O principal objetivo da presente investigação é a análise dos fatores que se encontram subjacentes à intenção de compra de produtos Eco-Friendly. Para tal foram testadas três hipóteses através de uma metodologia por painel. Mais especificamente, foi aplicado um inquérito por questionário, aplicado em dois momentos temporais diferentes (T1 e T2), espaçados por dois meses. Os resultados obtidos revelaram uma relação positiva entre a consciência ambiental e ecológica e a intenção de compra de produtos Eco-Friendly. Quanto à relação entre a consciência ética e as motivações hedónicas de consumo com as intenções de compra, não foram obtidos resultados estatisticamente significativos que confirmem a existência dessa relação. Na prática, estes resultados significam que quanto maior for a consciência ambiental de um individuo, ou seja, o seu conhecimento sobre o estado atual do ambiente, maior a sua intenção para o consumo de produtos verdes. Os resultados obtidos sugerem implicações importantes para a teoria e também para a prática do marketing.
