Browsing by Author "Moura, Maria da Conceição Padrão Paulo"
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- Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do PortefólioPublication . Moura, Maria da Conceição Padrão Paulo; Pinto, JorgePara promover a autonomia, o aprender a aprender, o desenvolvimento de um espírito crítico, em suma, para responder ao quadro de referência plasmado no Perfil dos Alunos para o Século XXI, torna-se urgente e necessário reconfigurar a escola por forma a criar ambientes propícios ao desenvolvimento de competências que possam responder às exigências destes tempos. Assim, este estudo procurou contribuir para uma melhor compreensão das potencialidades inerentes a uma avaliação formativa, tendo por base a utilização do portefólio, na disciplina de Português, com alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente com duas turmas do quinto ano. Para o desenvolvimento desta pesquisa empírica foi adotada a metodologia qualitativa, que busca a construção do conhecimento científico, através da interação com o objeto de estudo. A prática de investigação adotada foi o estudo do caso, porque se investigaram fenómenos em contexto real. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação, a técnica da entrevista em focus group, a análise documental, nomeadamente, às autoavaliações, realizadas no final de cada etapa de construção do portefólio, aos textos produzidos pelos alunos e às reflexões justificativas da seleção dessas produções. Comprovou-se, assim, através do estudo realizado, que o portefólio e os processos que lhe subjazem, como a avaliação formativa, as estratégias de autorregulação, o feedback e a interação partilhada e apoiada entre os discentes e entre estes e a professora, conduzem à reflexão, à interiorização de mecanismos autocorretivos, ao progresso na expressão escrita, ao desenvolvimento da autonomia e à melhoria substancial das aprendizagens. Conclui-se que o portefólio se constitui como uma poderosa ferramenta ao serviço da avaliação formativa e, por conseguinte, na formação de alunos empreendedores e dinamizadores do conhecimento, numa sociedade cada vez mais flexível, onde os saberes de hoje não são os mesmos de amanhã e onde se torna cada vez mais premente dar resposta aos problemas inerentes à complexidade que lhe está subjacente.