Browsing by Author "Monteiro, Maria de Freitas"
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- Análise de um modelo para coesão gráfica em campanhas de publicidadePublication . Monteiro, Maria de Freitas; Morais, Rodrigo AntunesO presente projeto de investigação centra-se na análise de uma metodologia que poderá ser utilizada em design para obter uma coesão de unidade gráfica em campanhas de publicidade. Através da necessidade de responder a esta questão em contexto académico para desenvolver graficamente uma campanha de publicidade, foi possível perceber que, no que toca a direção de arte em publicidade, existem muitos poucos textos científicos e estruturados que correspondessem à necessidade criada. Durante a pesquisa foram notificados alguns livros como “Design is Storytelling” de Ellen Lupton que explora a psicologia da percepção visual através de uma narrativa, ou “Hegarty on Creativity” by John Hegarty que assume que “Creativity isn´t an occupation, it´s a preoccupation” e explora a condução de uma campanha publicitária a um nível conceptual. O que esta investigação procura descobrir é em que medida é que pode existir uma metodologia para alcançar, graficamente, uma unidade, consistente e estruturada, entre todas as peças criadas para uma campanha de publicidade. Sendo que, cientificamente, existem muitos poucos dados estudados e comprovados, a pesquisa vai ser provada e argumentada através de dados secundários (análise de casos de estudo e das características gráficas que são comuns em todos). Esta pesquisa foi baseada em publicações de autores como a de Rosa (2012) que afirma que existem uma série de procedimentos que ajudam na construção de coesão gráfica. Depois de analisadas características presentes e importantes na criação de campanhas de publicidade, foi criado um gráfico de forma a analisar como é que as características estavam envolvidas na coesão gráfica de campanhas publicitárias. Os resultados que serão obtidos através desta pesquisa e argumentação poderão ser implementados quer na área científica e académica do design (ensino), como, profissionalmente, em agências de publicidade que procuram resolver através do marketing de publicidade e do design, conduzir o público numa narrativa publicitária com o objetivo de dar a conhecer ou vender a marca. Desta forma, o design e a resposta visual serão bastante importantes para o consumidor e, se esta se encontrar visualmente coesa e bem enquadrada ao longo da narrativa toda, a integração do consumidor naquela narrativa / campanha, terá melhores resultados.
