Browsing by Author "Miranda, Maria Inês Peres de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os eventos como contributo para a diferenciação de um destino turístico: o caso do programa Allgarve - os eventos de animação e música Pop.Publication . Miranda, Maria Inês Peres deO sector dos eventos cresceu essencialmente a partir dos anos 90 e acompanhou directamente as mudanças e os novos paradigmas da indústria turística (Bowdin, McDonnell, Allen, Harris & O´ Tool, 2003). Perante um consumidor independente e activo que procura viver experiências que superem as suas expectativas, os eventos ganharam peso e tornaram-se num factor aceso da competição entre os destinos, podendo contribuir não só para atrair turistas, como também para os fidelizar. A gestão estratégica dos destinos, o turismo de eventos e os novos consumidores constituem os temas centrais da fase de revisão bibliográfica desta investigação. Ao nível empírico, seleccionaram-se a região do Algarve e o Programa de eventos Allgarve. A partir de inquéritos recolhidos junto do público participante em eventos associados às áreas temáticas de Animação e Música Pop, da edição Allgarve´11, analisaram-se questões como a fidelização, a satisfação, a motivação e a percepção do Programa. Ainda foi possível caracterizar o tipo de público que participou naqueles eventos e as suas recomendações relativamente ao Programa. A utilização do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) no tratamento dos dados recolhidos, possibilitou a realização de várias análises estatísticas. Da análise descritiva apurou-se que, apesar de uma baixa percentagem de participações em edições anteriores, verificaram-se níveis de satisfação elevados relativamente à experiência vivida. Ainda se verificou que o público analisado construiu uma imagem positiva do Programa, reconhecendo-lhe prestígio, atractividade e capacidade de contribuir para dinamizar a oferta cultural da região do Algarve. Através da Análise de Correlação Canónica Não Linear (OVERALS) e do método K-Means, comprovou-se a existência de uma relação entre satisfação e intenção de recomendar a experiência a terceiros, na medida em que dos 191 inquiridos satisfeitos, todos revelaram intenção de recomendar os eventos Allgarve a familiares e amigos e 111 têm intenção de voltar a participar no Programa. Independentemente das falhas detectadas, concluiu-se um balanço positivo do Programa Allgarve que, após cinco edições, poderia finalmente ficar ligado à imagem da região, diferenciando-a nos espectros da cultura e do entretenimento.