Browsing by Author "Mestrinho, Joana"
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- Aprendizagens em Contexto Simulado: Normas de Procedimento de Enfermagem: Volume VIPublication . Franco, Hugo; Freitas, António; Fernandes, Ricardo; Ferreira, Bruno; Oliveira, Miguel; Oliveira, Nuno; Mestrinho, Joana; Costa, Rita
- Não há sempre...nem há nunca: vivências do casal na andropausa: visão do enfermeiro.Publication . Macedo, Ana; Monteiro, Célia; Queiroz, Filipa; Arcadinho, Inês; Mestrinho, Joana
- A pessoa em situação crítica: roteiro holístico de instrumentos de avaliação.Publication . Antunes, Ana; Monteiro, Célia; Queiroz, Filipa; Arcadinho, Inês; Mestrinho, Joana
- O silêncio da dor: avaliação da dor na pessoa em situação críticaPublication . Mestrinho, Joana; Antunes, ArmandinaO presente relatório de trabalho de projeto encontra-se inserido no plano de estudos do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. A elaboração deste relatório visa a reflexão acerca do processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências no âmbito da Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e aquisição do grau de Mestre. É um elemento integrador da aprendizagem, onde é espectável que se demonstrem os conhecimentos adquiridos. Para permitir o desenvolvimento das competências supracitadas foram realizados os Estágio I, II e III. Os Estágios I e II decorreram durante o período de 10 de março a 10 de julho de 2014, e o Estágio III durante o período de 29 de setembro de 2014 a 30 de janeiro de 2015. Os mesmos realizaram-se numa Unidade de Cuidados Intensivos de um Hospital da região de Lisboa e Vale do Tejo, sob a orientação da Sra. Enfermeira Maria e das Professoras Alice Ruivo (durante o Estágio I e II) e Armandina Antunes (ao longo do Estágio III). Durante os três estágios preconizou-se a realização de um Projeto de Intervenção em Serviço, com base na metodologia de projeto. A temática central do projeto foi a Avaliação da Dor na Pessoa em Situação Crítica, submetida a sedação e a ventilação mecânica invasiva e, por isso, incapaz de verbalizar a dor, o que torna a avaliação da mesma, nestes casos, um desafio para os enfermeiros. O principal objetivo do projeto foi promover a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica com dor. Para tal, foi realizada uma formação no âmbito da avaliação da dor com recurso à escala Behavioral Pain Scale, traduzida e validada para português por Batalha e colaboradores (2013) e recomendada pela Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos. Também foi elaborada uma norma de procedimento neste âmbito, de modo a uniformizar a prática e assegurar a correta avaliação da dor, para garantir o tratamento e controlo eficaz da mesma. Foi igualmente desenvolvido um Projeto de Aquisição de Competências para permitir o desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, bem como as de Mestre. Assim, o principal objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão relativamente ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo do primeiro e segundo ano do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica.