Browsing by Author "Merca, Ricardo Alexandre Freitas"
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- A percepção da "Brand Personality" da marca BMW pelos consumidores portugueses e brasileiros, através do seu web site institucionalPublication . Merca, Ricardo Alexandre Freitas; Cruz, RuiO Mercado Automóvel tem uma grande relevância na economia global. Este estudo incide directamente no Mercado Automóvel de Portugal, Brasil e Angola. Embora não tenha conseguido fazer uma recolha de dados de todos estes países, pois os dados referentes a Angola são poucos e pouco fidedignos, os dados de Portugal e do Brasil são bastante significativos e espelham muito bem a importância deste Mercado em qualquer um destes países. Com este estudo pretendo conseguir mostrar a Brand Personality percebida pelos utilizadores do site oficial da BMW e perceber as diferenças na percepção, de três públicos de nacionalidades diferentes, em relação a um site que é praticamente igual nesses países, ou seja, quero perceber se a ideia de personalidade que o público tem da marca BMW é reflectida pelo seu website, se este transmite os valores que são intrínsecos a esta marca global. O estudo é efectuado através de um questionário efectuado online em Portugal, Brasil e Angola. No caso deste ultimo país, Angola, o estudo termina no questionário pois a quantidade de respostas conseguidas não consegue espelhar um perfil de personalidade da BMW através do website desse mesmo país. Para a realização deste estudo foi utilizado o modelo de Brand Personality da Professora Jennifer Aaker, que tem como parâmetros de avaliação os seguintos traços: Sinceridade, Entusiasmo, Competência, Sofisticação e Robustez. Além destas cinco dimensões, foi ainda adicionada a dimensão Emocional, retirada do livro Marketing Scales, uma dimensão que foi incluída com a finalidade de aprofundar ainda mais o estudo. Com este estudo conseguimos perceber que os dois países, Brasil e Portugal, têm percepções diferentes da marca BMW através do seu website, e isto é explicado pela personalidade da população de cada país. O Brasil em comparação com Portugal, tem uma percepção com valores mais altos em qualquer uma das 6 dimensões.