Browsing by Author "Mendes, Ana Filipa Quintas"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O ensino da História no 1.º ciclo do ensino básico. A perceção dos docentes.Publication . Mendes, Ana Filipa Quintas; Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-O presente relatório resulta de um estudo de caso enquadrado numa perspetiva de investigação qualitativa de educação, realizado durante a prática docente, no ano letivo de 2023/2024, numa escola básica do município da Moita. Tendo como destinatários os docentes do 1.º CEB, estabeleceu-se como questão de partida “Qual é a perspetiva dos docentes em relação ao ensino da História no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”, tendo como objetivos específicos: conhecer a perceção dos docentes em relação à importância do ensino da História no 1.º CEB; identificar e analisar os normativos e diretrizes para o ensino da História no 1.º CEB; compreender as metodologias de ensino utilizadas pelos docentes; explorar os materiais utilizados pelos docentes; e analisar os métodos de avaliação implementados. Este estudo enquadra-se na investigação qualitativa adotando o estudo de caso como estratégia primordial. Para esta pesquisa foi utilizada a entrevista semiestruturada, utilizando-se como instrumento de recolha de dados o guião de entrevista. Os dados foram sujeitos a análise de conteúdo. Da análise dos dados, foi possível verificar que todas as docentes valorizam o ensino da História no 1.º CEB. Globalmente, constatou-se a mobilização de metodologias e estratégias, a par dos recursos, dinâmicas e que cativassem os alunos, procurando ir ao encontro dos seus interesses e possibilitando aprendizagens (mais) significativas. No que se refere à avaliação, as professoras tentam diversificar os instrumentos utilizados, de modo a potenciar os resultados obtidos pelos alunos.
- Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEBPublication . Mendes, Ana Filipa Quintas; Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Neste Relatório Final será apresentada uma Proposta de Intervenção desenvolvida com uma turma de crianças do 1.º ano do 1.º CEB, realizada no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. A sua finalidade foi “conceber, implementar e avaliar uma proposta de intervenção com crianças do 1.º ano de escolaridade visando a desconstrução de estereótipos de género”. Os Super-heróis e Super-heroínas, presentes em desenhos animados, foram a base para este trabalho, sendo que foram analisadas algumas das suas características. Com esta Proposta de Intervenção verificou-se que as crianças possuíam estereótipos de género que foram sendo desconstruídos ao longo da intervenção. Destaca-se a importância da escola e das famílias na desconstrução destas conceções, uma vez que são estas os pilares da educação das crianças. Para além da componente teórica e investigativa, este Relatório Final apresenta também uma componente reflexiva, onde são apresentadas as conclusões, assim como as dificuldades encontradas ao longo da implementação da Proposta de Intervenção.