Browsing by Author "Mendes, Mariana"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Desafios de enfermeiros gestores no trabalho em hospitais brasileiros e portugueses: Estudo de métodos mistosPublication . Vandresen, Lara; Pires, Denise Elvira Pires de; Trindade, Letícia de Lima; Ribeiro, Olga; Martins, MM; Mendes, MarianaObjetivo: analisar os desafios presentes no trabalho de enfermeiros gestores no contexto hospitalar, no Brasil e em Portugal. Método: pesquisa de métodos mistos, abordagem explanatório sequencial, realizada com enfermeiros gestores de quatro hospitais, entre março de 2019 e março de 2020. O estudo iniciou com a etapa quantitativa, aplicando um survey a 143 participantes e dados analisados por estatística analítica e inferencial. A etapa qualitativa foi realizada com 71 destes participantes utilizando entrevistas, para compreender os desafios deste trabalho, e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. A integração dos achados foi realizada por meio de conexão de dados. Resultados: na etapa quantitativa os resultados evidenciaram que as atividades de gestão realizadas pelos enfermeiros por cenário, incluíram planejamento, gestão de pessoas, de processos assistenciais, de materiais, da qualidade e liderança, com maiores médias para os quatro primeiros. A qualitativa permitiu aprofundar os achados anteriores, contrastando a invisibilidade do planejamento, confirmando a gestão de pessoas como o desafio comum às realidades, explicando as médias nas realidades nacional e portuguesa. A integração dos achados detalhou na gestão de pessoas e liderança a relevância dos conflitos e do déficit de profissionais. Conclusão: gerenciar pessoas, processos assistenciais e materiais se mostram desafios dos enfermeiros na gestão hospitalar nos dois países. Os enfermeiros carecem de suporte estrutural e formação continuada para melhor gestão e aprimoramento do planejamento e liderança.
- As Expetativas de Carreira dos Professores do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Mendes, Mariana; Ferreira, MarcoA carreira de professor é uma das carreiras mais importantes do Mundo, pois ser professor é ser alguém que é “capaz de utilizar o seu conhecimento e a sua experiência para desenvolver-se em contexto pedagógicos pré-existentes” (Ferreira, 2003 p. 4). Ser professor é ser a base de todas as profissões e da sociedade. Contudo, é uma profissão desgastada e cada vez menos atrativa. O final do ano de 2022 foi marcado pelas greves e manifestações dos professores ao longo do país. Milhares de professores manifestaram-se e fizeram-se ouvir. Professores de todos os ciclos, incluindo educadores de infância. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo compreender que perspetivas é que os professores ainda têm da sua carreira. Pretende ainda conhecer a realidade e adequabilidade da formação inicial e da formação contínua. Deste modo, foi realizado um estudo de investigação, de natureza qualitativa, tendo com base o método interpretativo e com paradigma construtivista, onde foram entrevistados 10 professores do Ensino Básico com mais de 10 anos de serviço. O método de recolha de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada e decorreu nos meses junho a janeiro de 2023. Os resultados obtidos destacam que as expectativas de carreira dos professores de 1.º ciclo passam pela estabilidade na carreira, pela possibilidade de se dedicarem ao ensino e à aprendizagem das crianças, sem estarem sobrecarregadas com tarefas burocráticas e pela evolução enquanto indivíduos e profissionais.
- Use of the Practical Approach to Care Kit Adult by nurses: a systematic reviewPublication . Celuppi, Ianka Cristina; Pires, Denise Elvira Pires de; Mendes, Mariana; Amadigi, Felipa Rafaela; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Lumini Landeiro, Maria José; Brehmer, Laura Cavalcanti de FariasObjective: To analyze scientific production about the Practical Approach to Care Kit Adult application in nurses’ work process in Primary Health Care. Methods: A systematic review carried out in the PubMed®, EMBASE, Scopus, Web of Science, MEDLINE® and CINAHL databases on July 17, 2023. Articles were included that demonstrate the Practical Approach to Care Kit Adult use in nurses’ work process in Primary Health Care, in countries where this technology has been implemented in the format of original studies, case reports, opinion articles and reviews. Articles that dealt with old versions of the Practical Approach to Care Kit or did not detail how the technology was used, were characterized as editorials, comments, news, conference abstracts, research protocols, theses and dissertations or were unavailable in full were excluded. The analysis of the risk of bias of studies was carried out in pairs, using the JBI checklists for qualitative studies, opinion and randomized clinical trials. Results: Six articles were selected that highlighted the Practical Approach to Care Kit use as a technology to support nurses’ clinical decision-making. Its application in permanent education actions of the teams in Primary Health Care services also stood out. Conclusion: This review contributes to public health nursing knowledge by highlighting the use of an innovative and low-cost technology in nurses’ care process.
