Browsing by Author "Mendes, Maria da Graça"
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- Olhar o processo de aquisição das competências e refletir no percurso sobre as intervenções do EESMO na depressão pós-partoPublication . Mendes, Maria da GraçaO presente relatório reporta-se ao estágio profissionalizante: gravidez, trabalho de parto e pós-parto, inserido no plano curricular do Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia (MESMO), da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). Do relatório constam a síntese do projeto individual de estágio, a descrição das atividades desenvolvidas para a aquisição e desenvolvimento das competências específicas da EESMO e ainda uma revisão integrativa de literatura cuja temática versa a problemática da Depressão Pós-Parto (DPP). É feita esta abordagem à DPP, por ser uma patologia que ocorre nas primeiras semanas após o parto com consequências negativas não só para a mãe, como também para o filho e para a família. Considerámos que o Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO) pode assumir grande relevância no acolhimento e encaminhamento da puérpera. Por isso, pretendeu objetivar-se sobre formas de atuação e tomadas de decisão preventivas do EESMO relativas à DPP. Neste contexto, no sentido de enfatizar uma prática baseada em evidência científica, foi realizado um estudo qualitativo, sob o método de uma revisão integrativa da literatura, relativa ao contributo das intervenções do EESMO no âmbito da deteção e intervenção precoces em potenciais situações de DPP. Com o objetivo de operacionalização e uniformização da atuação do EESMO, perante quadros de puérperas (potencialmente) deprimidas, foi elaborada uma proposta de algoritmo para a intervenção do EESMO na deteção precoce de DPP. Como instrumento facilitador da deteção de DPP sugere-se a aplicação da Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo. Esta revisão integrativa realizada, contribuiu para um entendimento mais consistente e abrangente da temática, potenciou a ação reflexiva e as suas capacidades. Crê-se ainda vantajosa, a utilidade do algoritmo construído, já que tende a uniformizar as medidas de atuação do EESMO, concretizando um plano de ação prático e de simples implementação. No âmbito dos objetivos estabelecidos para o estágio, considera-se que a aquisição e desenvolvimento das competências específicas de EESMO foram alcançados, acrescendo valor técnico e humano ao desenvolvimento profissional e pessoal.