Browsing by Author "Melo, Ana Maria Dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ampliação vocabular a partir do estudo da prefixação e da sufixação num 5.º ano de escolaridadePublication . Melo, Ana Maria Dos Santos; Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Aquilo que outrora se mostrava essencial ao ser humano para a prática de uma cidadania plena e para a perceção daquilo que o rodeava era-lhe, seguramente, menos exigente no sentido que a mudança se sentia mais lenta. Atualmente, vivem-se tempos de eterna mudança. Os incessáveis avanços científicos, tecnológicos e culturais, requerem ao ser humano uma atenção redobrada de tudo aquilo que o rodeia assim como uma compreensão plena. Para os futuros cidadãos, os jovens de hoje, é fundamental que o papel das escolas se evidencie diferente pois, para além do saber científico, é necessário aprimorar competências relacionadas aos tempos que vigoram. Assim, torna-se altamente importante capacitar os jovens de competências tecnológicas, visuais e científicas. É ainda necessário estimular o pensamento crítico e o pensamento reflexivo e ativar a capacidade de análise e de questionamento. É ainda necessário criar momentos de descoberta do eu para conseguir perceber mais facilmente o que o rodeia. Neste sentido, acreditamos que a literacia nunca teve um papel tão importante como nos dias atuais. É imperioso formar nas escolas jovens capazes de ler eficaz e eficientemente. Jovens que consigam expressar-se de forma clara articulando a forma de expressão mediante o contexto. Assim, cremos que conhecer e usar conscientemente as regras da língua portuguesa, mais concretamente, no que diz respeito à formação de palavras por derivação, é altamente importante para conseguir chegar ao significado de palavras desconhecidas. Para além da regra é também importante conhecer o significado de afixos pois torna-se mais fácil retirar o significado de palavras desconhecidas. Considerando o exposto, decidimos estudar o campo lexical de alunos que frequentavam o 5.º ano de escolaridade tendo como principal objetivo contribuir para a ampliação lexical desses mesmos alunos. Assim, planificámos duas sessões ligadas à prefixação e sufixação recorrendo à poesia pois acreditamos ser uma forma literária igualmente rica à corrente narrativa ou dramática.